Artigo das Pags 305-313

abr./jun. 2025
A universidade e os livros: das formas hospitaleiras de relação com a realidade
Artigo
A universidade e os livros: das formas hospitaleiras de relação com a realidade
Autor
Henrique Estrada Rodrigues
Doutor em Filosofia pela USP. Formado em História pela UFMG. Coordenador do LEFH, Laboratório de Estudos sobre Ficção e História (PUC-Rio/UFRJ). Diretor do Departamento de História da PUC-Rio (2023-2026). Professor de Teoria da História da PUC-Rio.
Resumo
Este texto pretende defender o papel estratégico da cultura do livro e da literatura de ficção na vida universitária. Serão evocadas experiências bem-sucedidas a respeito de acervos literários como fomento não apenas à pesquisa, ao ensino e à extensão, mas também ao que pode ser chamado de cidadania cultural. Particularmente, pretende-se demonstrar, a partir de uma carta do Papa Francisco a respeito da literatura de ficção, as potencialidades científicas e até mesmo econômicas de Centros de Referência em Cultura, Pesquisa e Documentação como agentes promotores da vocação universitária para a cultura e o saber.
Abstract
This text aims to defend the strategic role of book culture and fiction literature in university life. Successful experiences of literary collections as a means of promoting not only research, teaching and extension, but also what can be called cultural citizenship, will be discussed. The aim is to demonstrate, based on a letter from Pope Francis about fiction literature, the scientific and even economic potential of Reference Centres for Culture, Research and Documentation as agents promoting the university vocation for culture and knowledge.
Palavras-chave
Cultura do livro. Acervo literário. Centro de Referência. Papa Francisco. Literatura de ficção. Universidade.
Keywords
Book culture. Literary collection. Reference centre. Pope Francis. Fiction.
Como citar este artigo:
RODRIGUES, Henrique Estrada. A universidade e os livros: das formas hospitaleiras de relação com a realidade. In: Revista do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, nº 96, abr./jun. 2025, p. 305-313.