96 Artigo

Imagem representativa do ARTIGO DA REVISTA N° 96
ARTIGO DA REVISTA N° 96

abr./jun. 2025

A crise da democracia representativa no Brasil e o Teatro Legislativo de Augusto Boal como ferramenta de democracia deliberativa e de inclusão cidadã

96 Artigo

Artigo
DOCUMENTO
Arquivo para download - Versão PDF

96 Artigo

Artigo

A crise da democracia representativa no Brasil e o Teatro Legislativo de Augusto Boal como ferramenta de democracia deliberativa e de inclusão cidadã

Autor

Isabela de Oliveira Rangel *
Rogério Pacheco Alves **

* Graduada em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Advogada e Atriz.
** Doutor em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio. Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (Brasil).

Resumo

O presente trabalho aborda a experiência do Teatro Legislativo durante o mandato do vereador Augusto Boal no Rio de Janeiro, tendo como pano de fundo a crise da democracia representativa. O estudo examina os conceitos de Teatro Político e do Teatro do Oprimido, que nortearam a experiência de produção legislativa com a técnica do Teatro Legislativo. A pesquisa também resgata a definição de Augusto Boal do "espect.-ator", ou seja, o espectador que não deve apenas assistir, e sim participar de forma ativa. Explora-se também a estrutura do mandato de Boal com suas divisões nos chamados núcleos de Teatro do Oprimido, responsáveis por praticar as atividades e os jogos teatrais com as comunidades selecionadas, e alguns dos projetos de lei formulados a partir das sessões de Teatro Legislativo. Por fim, são também apontados os fatores que limitaram a experiência. Como resultado, tem-se que os projetos de lei formulados por esta técnica representaram a abertura de uma ponte de diálogo entre representantes e representados, percebendo-se que além do contato com o sistema político, os participantes potencializaram as suas próprias identidades como sujeitos, fortalecendo-se a própria cultura democrática.

Abstract

This paper addresses the experience of the Legislative Theater during the term of office of councilor Augusto Boal in Rio de Janeiro, against the backdrop of the crisis of representative democracy. The study examines the concepts of political theater and Theater of the Oppressed, which guided the experience of legislative production with the Legislative Theater technique. The research also revisits Augusto Boal's definition of the "espect.-ator" that is, the spectator who should not just watch but also actively participate. The structure of Boal's mandate is also explored, with its divisions into the so-called Theater of the Oppressed groups, responsible for practicing the activities and theatrical games with the selected communities, and some of the bills formulated based on the Legislative Theater sessions. Finally, the factors that limited the experience are also highlighted. As a result, it is clear that the bills formulated using this technique represented the opening of a bridge for dialogue between representatives and those they represent, realizing that in addition to contact with the political system, the participants enhanced their own identities as subjects, strengthening the democratic culture itself.

Palavras-chave

Democracia. Crise. Teatro do oprimido. Teatro legislativo. Produção legislativa.

Keywords

Democracy. Crises. Theater of the oppressed. Legislative theater. Law-making process.

Como citar este artigo:

RANGEL, Isabela de Oliveira; ALVES, Rogério Pacheco. A crise da democracia representativa no Brasil e o Teatro Legislativo de Augusto Boal como ferramenta de democracia deliberativa e de inclusão cidadã. In: Revista do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, nº 96, abr./jun. 2025, p. 315-342.