NoticiasDetalhe

Notícia

Meio Ambiente
MPRJ, SEAS e INEA capacitam agentes públicos da Região dos Lagos para combate a desmatamentos e prevenção de incêndios
Publicado em Wed Apr 30 14:32:53 GMT 2025 - Atualizado em Wed Apr 30 14:39:10 GMT 2025

O Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva do Meio Ambiente e do Urbanismo do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (CAO Meio Ambiente e Ordem Urbanística/MPRJ), com apoio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Cabo Frio e da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Araruama realizaram, na última terça-feira (29/04), uma capacitação de servidores públicos nos programas Fumaça Zero e Olho no Verde.

Participaram agentes das Secretarias de Meio Ambiente e Defesa Civil dos Municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Araruama, Saquarema, Iguaba, São Pedro da Aldeia e Silva Jardim, além de policiais da 8ª UPAM. Os programas são mantidos pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), com o objetivo de integrar ações de educação e fiscalização ambiental e combater o desmatamento.
 
Os promotores de Justiça Vinícius Lameira, coordenador do CAO Meio Ambiente e Ordem Urbanística/MPRJ, e André Dickstein, subcoordenador do CAO Meio Ambiente e titular da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Três Rios, falaram sobre emergência climática, proteção florestal e tecnologias de fiscalização remota. Participou também do evento a titular da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Araruama, Isabel Horowicz. A Operação Fumaça Zero e a importância da participação municipal na prevenção a incêndios foram abordadas pelos palestrantes Israel Andrade, da Gerência de Guarda Parque, e Natalia Gomes, da Diretoria de Pós-Licença do INEA.
 
A Operação Fumaça Zero ocorre anualmente desde 2020, com o objetivo de integrar ações de educação e fiscalização ambiental, visando aumentar a conscientização da população e capacitar os agentes públicos na prevenção a queimadas e incêndios florestais no Estado do Rio de Janeiro. No âmbito da operação, são realizadas fiscalizações conjuntas com órgãos municipais e agentes estaduais de segurança pública, em especial a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Essas ações são concentradas em áreas com histórico recorrente de incêndios florestais e unidades de conservação, além da emissão em massa de notificações preventivas de incêndios florestais.

Já o programa Olho no Verde foi apresentado pela coordenadora de Gestão do Território da SEAS, Julia Bochner, que falou também sobre o processo de Adesão à Rede Parceiro Olho no Verde. Este programa, iniciado em 2016, visa à implementação de políticas públicas voltadas ao combate ao desmatamento por meio do monitoramento sistemático dos remanescentes florestais do estado através do uso imagens de satélite, detectando automaticamente alertas de desmatamento de forma estratégica e inteligente.

Por MPRJ

meio ambiente
mprj
capacitação
região dos lagos
incêndios
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar