Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça junto às 1ª, 2ª e 3ª Varas Especializadas em Organizações Criminosas, obteve, na segunda-feira (28/07), a condenação de seis pessoas pela prática dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais. De acordo com a denúncia da Promotoria de Justiça de Investigação Penal de Cabo Frio, todos os réus estão ligados ao comércio de entorpecentes na comunidade Praia do Siqueira, em Cabo Frio.
As investigações relacionadas ao grupo criminoso tiveram início após a prisão de David dos Santos Gregório, integrante de uma organização criminosa voltada para o tráfico de drogas na região. O nome de David aparecia como proprietário de uma empresa com sede em São Paulo, usada como “laranja” para a movimentação financeira de Cristiano de Souza Barreto, vulgo “Fofão” — apontado como chefe do tráfico na localidade. Foram constatadas movimentações financeiras suspeitas nas contas dele e de sua companheira, Jhenifer Grazielle Ferreira Bastos, que abriu uma clínica de estética para “lavar” o dinheiro oriundo do tráfico.
De acordo com as provas dos autos, foram identificados e comprovados diversos depósitos realizados a partir da conta de Jhenifer para duas irmãs residentes no município de Naviraí, no Mato Grosso do Sul: Lilian Faviana Marinho Benites Nonato e Larissa Sophie Marinho Benites Nonato. Ambas seriam responsáveis por comprar drogas na fronteira e enviá-las para Cabo Frio. Ao se mudar para um endereço de luxo na Praia da Barra da Tijuca — onde foi preso em novembro do ano passado —, Cristiano deixou como “gerente” na Praia do Siqueira Helio Marcio Chaves da Conceição, vulgo “Tio Zé”.
Foram condenados Cristiano de Souza Barreto a mais de 41 anos de prisão; Jhenifer Grazielle Ferreira Bastos a 27 anos e meio de prisão; David dos Santos Gregório a dez anos de prisão; Helio Marcio Chaves da Conceição a oito anos e seis meses; Lilian Faviana Marinho Benites Nonato a cinco anos e sete meses e Larissa Sophie Marinho Benites Nonato a cinco anos de prisão.
As penas dos cinco primeiros deverão ser cumpridas em regime fechado, enquanto as duas últimas foram fixadas em regime semiaberto. Além disso, Cristiano e Jhenifer tiveram seus bens bloqueados pela Justiça.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)