Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Coordenadoria de Modernização Organizacional (CMOD) da Subprocuradoria-Geral de Justiça de Planejamento Institucional (SUBPLAN), realizou o mapeamento das rotinas administrativas de trabalho da Promotoria de Justiça junto ao VI Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca da Capital e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO Infância e Juventude/MPRJ), com o objetivo de otimizar os fluxos de trabalho.
Após reuniões com as equipes, foram identificadas ações que poderiam ser priorizadas, tarefas repetitivas passíveis de automação e oportunidades de melhoria nos processos organizacionais existentes, inclusive com uso de IA, visando aumentar a eficiência e a produtividade. A partir desse diagnóstico, foram produzidos relatórios que podem ser facilmente acessados, inclusive pelo celular. O objetivo é garantir que as tarefas sejam executadas com mais agilidade e melhor qualificação dos dados.
Os fluxos de trabalho foram traduzidos em infográficos lúdicos que descrevem, passo a passo, as tarefas a serem realizadas.
"Este trabalho tem como objetivo promover a padronização dos processos e rotinas administrativas de cada órgão, por meio de uma abordagem simplificada, prática e acessível. Essa iniciativa visa otimizar a força de trabalho, mitigar os impactos das demandas operacionais diárias e estabelecer um modelo uniforme de atuação, a ser adotado gradualmente em toda a instituição", afirmou a subprocuradora-geral de Justiça Planejamento Institucional, Andréa Amin.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)