Notícia
Notícia
Promotores de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realizaram, na sexta-feira (01/08), uma visita técnica ao Centro Integrado de Segurança Pública de Niterói (CISP). O encontro teve como objetivo conhecer a estrutura do sistema de segurança e buscar a integração de informações.
A promotora de Justiça Simone Sibilio, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (CAO Criminal/MPRJ), esteve presente e destacou que a iniciativa faz parte de uma série de visitas: “A ideia do CAO Criminal é fazer com que todos os promotores, em suas comarcas, conheçam a existência de centros de monitoramento, para que possam dispor de instrumentos que ampliem a capacidade e a capilaridade da atuação do próprio promotor de Justiça Criminal.”
Durante a visita, o secretário de Ordem Pública e Segurança de Niterói, Gilson Chagas, apresentou o funcionamento do CISP, que utiliza ferramentas de inteligência artificial para captar imagens e informações nas ruas do município, integrando-as à Guarda Municipal, às Polícias Civil e Militar, à Polícia Federal e a outros órgãos operacionais.
Foi informado, ainda, que o CAO Criminal/MPRJ disponibilizará o fluxo a ser seguido em caso de solicitações endereçadas ao CISP, com o objetivo de facilitar a atuação dos membros do MPRJ. A proposta é esclarecer o que pode ser solicitado, o que o centro pode oferecer aos promotores de Justiça com atribuição criminal e para onde devem ser direcionados os pedidos.
A iniciativa integra o projeto “Mapeando sua Comarca”, conduzido pelo CAO Criminal/MPRJ, que busca garantir que promotores de Justiça de todo o Estado do Rio de Janeiro — inclusive nas comarcas do interior — tenham conhecimento e acesso aos recursos disponíveis nos centros integrados, fortalecendo a atuação ministerial na área criminal.
Também participaram da visita promotores e procuradores de Justiça com atuação na área criminal, além da promotora de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Patrimônio Público de Niterói, Renata Scarpa. Estiveram presentes, ainda, as subcoordenadoras Roberta Maristela dos Anjos, do CAO Criminal/MPRJ, e Ana Gabriella Taunay, do CAO Investigação Penal/MPRJ.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)