NoticiasDetalhe

Notícia

Cidadania
MPRJ viabiliza instalação de radar meteorológico em Petrópolis para reforçar alertas de chuva
Publicado em Mon Oct 20 17:23:24 GMT 2025 - Atualizado em Mon Oct 20 17:24:48 GMT 2025

Após atuar na aquisição de um novo radar meteorológico para o município de Petrópolis, que irá reforçar o monitoramento das chuvas de verão, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou, na manhã desta segunda-feira (20/10), do início da instalação do equipamento, no alto do bairro Morin. De tecnologia avançada, com dupla polarização e fabricado por uma empresa finlandesa, o radar permite a detecção e o monitoramento de tempestades, oferecendo maior antecedência na emissão de sistemas de alerta. O instrumento tem valor estimado em R$ 7,5 milhões e tem previsão de entrar em operação já no verão de 2026. 

“Esse radar é um instrumento importantíssimo para que possamos, de fato, garantir a segurança das pessoas. A partir dele, os meteorologistas da Defesa Civil poderão emitir alertas mais precisos para a população, a fim de que todos possam se proteger”, disse a promotora de Justiça Zilda Januzzi Veloso Beck, da Promotoria de Tutela Coletiva de Petrópolis.

A aquisição do equipamento foi possível após a assinatura de um Acordo de Não Persecução Cível (ANPC) entre o MPRJ e o Banco Bradesco, em junho do ano passado. Em 2006, o convênio assinado entre o município e a instituição bancária para a manutenção e processamento, com exclusividade, da folha de pagamento dos servidores municipais foi alvo de Ação Civil Pública ajuizada pela 2ª Promotoria de Tutela Coletiva de Petrópolis, por ter sido celebrado sem a devida licitação. Durante a tramitação do processo, o banco concordou em encerrar a controvérsia mediante a aquisição do radar.

“A intervenção do Ministério Público foi fundamental para acelerar esse processo e permitiu que o equipamento fosse adquirido ainda para o verão de 2026. Agradecemos muito a atuação do MP, porque toda a sociedade saiu ganhando”, destacou o prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes. O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, que também acompanhou os trabalhos, informou que a montagem do radar tem previsão de término para o fim deste mês. Em seguida, será iniciada a capacitação dos profissionais responsáveis pela operação do equipamento, visando seu pleno funcionamento em dezembro.

O ANPC é um instrumento alinhado às diretrizes da Resolução CNMP nº 118 e da Recomendação CNMP nº 54, que incentivam o uso de métodos como mediação, negociação e conciliação, fortalecendo a Política Nacional de Fomento à Atuação Resolutiva do Ministério Público.

Por MPRJ

mprj
petrópolis
radar metereológico
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar