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Retrospectiva 2017: MPRJ requer execução de multa contra Eduardo Paes e Rafael Picciani por descumprimento da meta de climatização da frota de ônibus
Publicado em Tue Jan 23 20:33:06 GMT 2018 - Atualizado em Tue Jan 23 15:30:06 GMT 2018

Publicado originalmente em 23/11/2017

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (GAEMA/MPRJ), requereu, nos autos do processo de climatização dos ônibus do rio, a execução de multa em face do ex-prefeito Eduardo Paes e do ex-secretário municipal de Transportes Rafael Picciani pelo descumprimento da meta de renovação da frota. O requerimento visa efetivar decisão judicial, que foi objeto de recursos já julgados pelo TJRJ, que fixou os valores da multa em detrimento da gestão anterior. Além disso, o MPRJ ressalta que, embora a responsabilidade e a aplicação da multa digam respeito aos gestores anteriores, consequência semelhante poderá recair sobre os atuais gestores. Com o requerimento, o Juízo da 8ª Vara de Fazenda Pública já determinou a intimação dos executados para fins de pagamento da dívida.
 
O MPRJ requer que cada um dos dois pague multa pessoal de R$ 200 mil por não terem adotado medidas efetivas para que se alcançasse a meta de 100% dos veículos climatizados até dezembro de 2016. Busca ainda que o município pague os R$ 5 milhões de multa fixado ao ente público. A destinação da multa é o Fundo de Direitos Difusos, conforme determinado nos autos do processo, e o valor também foi definido pelo judiciário.

No documento que requer a execução da multa, o MPRJ destaca que os gestores municipais citados não se esforçaram para alcançar a obrigação de cumprir a meta. Demonstra, ainda, que o executivo municipal tinha condições plenas para "adotar as medidas administrativas e até mesmo judiciais (contra os concessionários) para cumprir com exatidão os provimentos mandamentais e não criar embaraços à efetivação de provimentos judiciais". Além disso, o MPRJ ressalta que, embora a responsabilidade e a aplicação da multa digam respeito aos gestores anteriores, consequência semelhante poderá recair sobre os atuais gestores.
 
Audiência marcada para o dia 28 de novembro  
A 8ª Vara de Fazenda Pública marcou para o dia 28 deste mês audiência em que se discutirá toda a questão da climatização (cronograma, intervenção no contrato de concessão) e a política tarifária (auditorias, reajustes, etc).

Histórico de atuação do GAEMA/MPRJ
Em março, os promotores de Justiça requereram que a intervenção no contrato de concessão dos ônibus do município, pela SMTR,fosse realizada no prazo máximo de 30 dias, sob pena de multa pessoal aos representantes do Poder Executivo.  Caso o Município deixasse de nomear um interventor, o GAEMA/MPRJ requereu que o juízo o fizesse. No documento, também há um pedido para que o Município fizesse uma auditoria nos sistemas utilizados pela Concessionária.
 
Em nova petição, no dia 4 de agosto, o GAEMA/MPRJ reiterou o pedido de intervenção. No documento, parecer do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ) demonstra que o valor arrecadado para a renovação contratual da frota, desde o início da concessão, em 2010, até dezembro de 2016, seria suficiente para trocar toda a frota atual por veículos dotados de ar condicionado. Com base nesse parecer e em outras informações constantes do processo, os promotores também fizeram representação por ato de improbidade contra os responsáveis, cuja investigação tramita na 1ª Promotoria de Justiça da Ordem Urbanística da Capital.
 
Em  documento protocolado no dia 30 de outubro, os promotores reiteram o pedido de majoração da multa e fazem outras considerações. “ Desta forma, e sob todos os ângulos de que analisemos a questão, verifica-se que melhor sorte não assiste ao Executado (e às concessionárias) em relação ao insistente e reiterado argumento de “desequilíbrio econômico” para fins de custeio da climatização integral da frota”, alegam os promotores do GAEMA/MPRJ.

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