NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ grava a 23ª edição do projeto Personalidades do MPRJ
Publicado em Wed Apr 03 09:09:02 GMT 2024 - Atualizado em Wed Apr 03 09:18:32 GMT 2024

O Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), realizou, na terça-feira (26/03), a gravação da 23ª edição do projeto Personalidades do MPRJ com o título "Vamos falar de Memórias?" que, nesta edição, teve como entrevistado o procurador de Justiça Márcio Klang, coordenador do próprio CDM, que contou sua experiência na revitalização e desenvolvimento de projetos no memorial. O evento foi conduzido pelo corregedor-geral do Ministério Público, Ricardo Ribeiro Martins, no papel de entrevistador. A subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Políticas Institucionais, Ediléa Cesário, abriu o evento, realizado na sede do MPRJ. 

"Estou aqui fazendo a abertura desse programa maravilhoso.  As pessoas ficam realmente emocionadas com esse programa que cria uma memória institucional. Isso é tão importante para o Ministério Público. Então, parabéns Dr. Márcio", destacou Edilléa Cesário. 

Atual decano na instituição, Marcio Klang ingressou no Ministério Público do novo Estado do Rio de Janeiro no ano de 1977, como promotor de Justiça de 3ª Categoria, e foi promovido a procurador em 1993. Durante o programa, ele fez um retrospecto dos 46 anos no MPRJ.  Lembrou a falta de estrutura enfrentada no início de carreira e contou curiosidades da sua atuação como promotor de Justiça,  citando, com muito bom humor, uma época que havia falta de papel e mesas para se fazer uma denúncia. Adversidades superadas pelo amor à profissão, relatou Klang.   

Desde 2017, o procurador Marcio Klang coordena o Centro de Memória. Em sua gestão, idealizou projetos como "Personalidades do MPRJ", "Para Matar a Saudade", "Memória Cast", entre outros. Além disso, fomentou a preservação do acervo histórico do MPRJ e a divulgação da história institucional, por meio de exposições, visitas guiadas e do livro "CDM/MPRJ: Há algo novo" (2020). 

"Fui convidado para trazer vida ao Centro de Memória, que naquele momento se resumia a um armário com algumas fitas cassetes e um livro. Então, resolvi que o nosso acervo seria também composto de história oral, que é o que a gente fez. Temos vários projetos que são de história oral, inclusive o Personalidades do MPRJ. E, com isso, vamos conhecendo a história da instituição por meio de entrevistas e depoimentos de seus membros, mapeando e divulgando essa memória. Hoje em dia o CDM/MPRJ é procurado por outros Ministérios Públicos como exemplo, pedindo a dica, a receita do bolo".  afirmou Márcio Klang. 

Ao final do relato de Klang, o programa abriu para perguntas de convidados como o ex-procurador-geral de Justiça, e hoje desembargador José Muiños Piñeiros Filho; a coordenadora-geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (COGEPDPH/MPRJ), procuradora de Justiça Patrícia Carvão; a procuradora de Justiça Patricia Mothé Glioche Béze; a procuradora de Justiça aposentada Maria Cristina Palhares dos Anjos Tellechea, entre outros. O programa reuniu membros, servidores e demais colaboradores da instituição que estavam presentes na plateia, e participaram presencialmente da gravação, transmitida de forma online, pela plataforma Teams, a partir da qual também puderam fazer perguntas ao entrevistado.

O programa Personalidades do MPRJ é um projeto desenvolvido pelo CDM, setor do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro responsável pela pesquisa documental, guarda do patrimônio museológico, preservação da memória e difusão de informações de caráter histórico.

Por MPRJ

cdm
personalidades do mprj
centro de memoria
márcio klang
vamos falar de memórias
26 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar