Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), recebeu, na terça-feira (08/07), mais uma visita guiada às exposições Congressos e Encontros: em Construção da Cidadania e O MP e o Novo Estado: os 50 anos da fusão. Dando início à programação do segundo semestre, a atividade retomou o projeto Caminhos da Cidadania, recebendo a visita de alunos do 8º e 9º anos da Escola Municipal General Tasso Fragoso, de Padre Miguel.
Na exposição, o grupo foi conduzido pela historiadora Nayara Cristina dos Santos e pela estagiária de História Samara Tarouquela, que iniciaram a mediação com uma breve apresentação da equipe e dos visitantes. A partir de uma abordagem didática e interativa, com a exploração do espaço, que conta com imagens, objetos e documentos, a equipe do CDM/MPRJ contextualizou os estudantes sobre a formação histórica, atribuições e áreas de atuação do Ministério Público e os papéis dos três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), reforçando o caráter educativo da iniciativa.
A visita também incluiu uma atividade prática conduzida pelo arquivista e responsável técnico do CDM/MPRJ, Deivson Sabadini, e pela estagiária de Arquivologia, Lucimara de Paulo, em que quatro estudantes participaram de uma simulação do processo de recebimento, higienização e acondicionamento de documentos históricos, equivalente ao que é realizado na Reserva Técnica do memorial.
“Estar aqui no Centro de Memória do Ministério Público é maravilhoso. É uma oportunidade para os alunos entenderem as ferramentas que eles têm para buscar seus direitos, conhecer os seus deveres e, principalmente por viverem em bairro periférico, as ferramentas que têm para sobreviver. Então, é sempre uma experiência muito agradável e importante poder trazer a escola pública para estar aqui, neste espaço”, destacou o professor responsável pela excursão, Luiz Valentim.
Por fim, os estudantes foram direcionados à Ladeira da Misericórdia e ao Museu Histórico Nacional pelo historiador Edmilson dos Santos, do Educativo do MHN. Lá, aprenderam sobre o processo de povoamento da cidade do Rio de Janeiro, a importância histórica do Museu e da região que abriga o complexo-sede do MPRJ. O projeto Caminhos da Cidadania é uma cooperação entre o MPRJ e o Museu Histórico Nacional (MHN), responsável por trazer estudantes de diferentes escolas às duas instituições.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)