Notícia
Notícia
Os promotores de Justiça Renata Cossatis e Uriel Gonzalez Soares Fonseca, integrantes do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAESP/MPRJ), estiveram no Ministério Público de São Paulo (MPSP), nesta terça-feira (22/07), onde participaram de encontro nacional promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e conheceram o sistema de monitoramento urbano Smart Sampa, utilizado na capital paulista como ferramenta de apoio à segurança pública e produção de provas.
Durante a visita, os membros do MPRJ foram recebidos pelo procurador-geral de Justiça do MPSP, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, e por integrantes do GAESP paulista. A agenda incluiu troca de experiências com os integrantes do GAESP paulista e diálogo sobre práticas institucionais voltadas ao aprimoramento da atuação nacional na área. Para a promotora de Justiça Renata Cossatis, esse tipo de articulação tem papel relevante no atual cenário. “O intercâmbio com o GAESP do MPSP e outros Ministérios Públicos tem sido fundamental para o fortalecimento do controle externo concentrado, que precisa se consolidar nesse momento de desafios na segurança pública”, afirmou a promotora Renata Cossatis.
O promotor de Justiça Uriel Gonzalez destacou que o contato direto com tecnologias voltadas à segurança pública, como as que compõem o Smart Sampa, reforça uma pauta prioritária. “Conhecer iniciativas bem-sucedidas e boas práticas é essencial para a qualificação da atuação institucional e para a exigência de políticas públicas eficazes na área”, disse o promotor.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)