Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), realizou, nesta segunda-feira (28/07), a aula aberta da pós-graduação em Crianças, Adolescentes e Famílias. O evento, oferecido de forma híbrida, teve como tema: Proteção da criança e adolescente trans. A abertura foi feita pelas promotoras de Justiça, Luciana Grumbach e Viviane Alves; pela psicóloga jurídica e perita do MPRJ, Beatrice Marinho; e pelo gerente de ensino e extensão do Instituto, André Amorim.
“Nosso objetivo com a aula é sensibilizar os profissionais e trazer a potência do conhecimento sobre esse tema para a formação das equipes, e para o fortalecimento das políticas públicas de atendimento à população trans”, destacou a promotora e coordenadora do curso de pós-graduação, Viviane Alves.
A aula foi ministrada pela doutora em Políticas Públicas e Formação Humana, e mestre em Psicologia, Júlia Muniz de Alvarenga, que tratou sobre a construção histórica e social que compõe o conceito de gênero, a partir da obra “Calibã e a Bruxa: Mulheres, Corpos e Acumulação Primitiva”, de Silvia Federici. Também foi apresentado estudo de caso a partir de sua atuação como psicóloga do MPRJ, tendo havido intensa participação das alunas e alunos que compartilharam suas experiências. A professora também destacou que sua aula é baseada nos estudos de muitas escritoras transfeministas.
“Essa aula, que é aberta ao público, tem o potencial para fortalecer redes de cuidado, para que a gente possa pensar junto a formação crítica de profissionais e a produção de políticas mais sensíveis à diversidade de gênero na infância e adolescência” disse a professora Julia Muniz. A aula foi realizada das 9 às 12h, na sala 1 do IERBB e 100 vagas foram abertas ao público interno e externo.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)