Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça Junto ao IV Tribunal do Júri da Capital, obteve, nesta terça-feira (12/08), a condenação de Mateus Borghi a 12 anos de reclusão em regime inicial fechado. O réu foi julgado pelo homicídio de um homem executado na escada rolante do Taquara Plaza Shopping, na zona Oeste do Rio. O crime ocorreu em abril de 2023, em uma sexta-feira à noite, durante o funcionamento normal do centro comercial, ao lado de uma área de recreação infantil.
O Conselho de Sentença acolheu integralmente a tese do MPRJ quanto à presença da qualificadora do motivo torpe, caracterizado por vingança decorrente de desavenças na condução de negócios ilícitos de fabricação e venda de anabolizantes. As investigações indicaram que o crime foi cometido a mando de um dos réus, e cometido por três executores. O mandante e os outros dois executores seguem foragidos.
A Promotoria recorreu da pena fixada, buscando o seu aumento diante da gravidade das circunstâncias e consequências do crime. Os demais réus já foram pronunciados, e o processo tramita de forma desmembrada até que reste preclusa a sentença de pronúncia, a qual foi objeto de recurso defensivo.
O caso ganhou grande repercussão à época. Imagens das câmeras de segurança registraram a execução e mostraram o momento em que a vítima foi alvejada enquanto descia a escada rolante do shopping, diante de clientes e funcionários, e ao lado de um área recreativa com crianças, reforçando a gravidade e a ousadia do crime.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)