Notícia
Notícia
O coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Pessoa Idosa do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (CAO Pessoa Idosa/MPRJ), Luiz Cláudio Carvalho de Almeida, e a subcoordenadora, Elisa Macedo, participaram da 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada nos dias 11 e 12 de setembro, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O encontro teve como tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
A abertura contou com a presença do secretário de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo, e da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDEPI-RJ) e superintendente da Pessoa Idosa, Lícia Mattesco. Na ocasião, foi realizada a Conferência Magna da Dra. Heloisa Mesquita, que destacou os desafios e perspectivas para a promoção da equidade e da participação democrática no envelhecimento. A programação também incluiu apresentação cultural do grupo de dança da Universidade Aberta à Terceira Idade da UERJ (UnATI/NUCEH).
O segundo dia foi marcado pelas oficinas temáticas, que se dividiram em cinco eixos: financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; proteção e enfrentamento contra todas as formas de violência e abandono; participação social e protagonismo das múltiplas velhices; e fortalecimento dos conselhos de direitos da pessoa idosa. As discussões resultaram na eleição de delegados e na aprovação de propostas que serão levadas para a Conferência Nacional.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)