Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou, nesta sexta-feira (19/09), da segunda etapa da capacitação sobre armas e explosivos voltada a membros que atuam na área criminal. O treinamento ocorreu na sede da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), na Cidade da Polícia, Zona Norte do Rio.
O primeiro módulo do dia foi conduzido pelo subchefe do Esquadrão Antibombas, George Rulff Bento, que apresentou um histórico da atuação da unidade especializada, com demonstrações de equipamentos utilizados, além de exemplos de materiais usados na fabricação de explosivos e na manipulação de granadas industriais e caseiras. O segundo módulo, ministrado pelo coordenador médico da CORE, Leandro Castro, abordou os conceitos de Medicina Tática, destacando diferentes formas de atendimento pré-hospitalar em áreas de combate.
A atividade integra um projeto de atualização e qualificação técnica de promotores de Justiça que lidam diretamente com processos criminais. A iniciativa foi promovida pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (CAO Criminal/MPRJ) e pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Investigação Penal (CAO Investigação Penal/MPRJ), com apoio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ).
"Promovida pela CORE, a capacitação fortalece a atuação dos promotores de Justiça na área criminal. Essa troca de conhecimento especializado aprimora a análise de casos complexos e reafirma nosso compromisso com a integração institucional e com uma Justiça mais eficiente e qualificada. Ainda teremos uma última aula que complementará este ciclo", destacou Simone Sibilio, coordenadora do CAO Criminal e do GAEJURI/MPRJ.
Para o delegado Fabrício Oliveira, coordenador da CORE, a capacitação reforça a integração entre as duas instituições: “Além da satisfação, é motivo de prestígio receber o Ministério Público e contribuir com nossas experiências do dia a dia para o trabalho dos promotores.”
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)