Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) promoveu, nesta sexta-feira (29/08), uma capacitação sobre armas e explosivos voltada a membros que atuam na área criminal. O treinamento ocorreu na sede da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), na Cidade da Polícia, Zona Norte do Rio. O curso foi conduzido pelo chefe do setor Sniper da CORE e especialista em tiros de precisão, Gabriel Lott, que apresentou os principais tipos de armamento e munição em uso, explicou o funcionamento dos calibres permitidos e restritos e exibiu vídeos de operações policiais, com técnicas e abordagens utilizadas em confrontos. A atividade integra um projeto de atualização e qualificação técnica de promotores de Justiça que lidam diretamente com processos criminais.
A iniciativa foi promovida pelo Grupo de Atuação Especial no Tribunal do Júri (GAEJURI/MPRJ), pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (CAO Criminal/MPRJ) e pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Investigação Penal (CAO Investigação Penal/MPRJ), com apoio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ).
“Serão três encontros destinados a oferecer conhecimentos técnicos aos promotores. A realidade atual demonstra que muitos dos casos analisados nas varas criminais estão ligados a organizações criminosas, em que há, frequentemente, déficit de prova testemunhal. Por isso, o Ministério Público investe em capacitação para fortalecer a produção de provas técnicas”, destacou Simone Sibilio, coordenadora do CAO Criminal e do GAEJURI.
O delegado Fabrício Oliveira, coordenador da CORE, ressaltou a importância da parceria institucional: “É fundamental esse compartilhamento de informações com o Ministério Público. Temos diversas áreas de especialização aqui na coordenadoria e estamos sempre à disposição para contribuir com esclarecimentos que auxiliem o trabalho dos promotores.”
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)