Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, participou nesta segunda-feira (29/09) da abertura do IV Seminário de Responsabilidade Social da Fundação Getulio Vargas (FGV), promovido pelo Fórum de Responsabilidade Social da FGV Conhecimento. O evento discute, sob a ótica dos setores público, privado e do terceiro setor, temas como políticas de educação e o enfrentamento da emergência climática, entre outros.
Antonio José Campos Moreira ressaltou a importância do diálogo entre diferentes setores para o desenvolvimento econômico e social do país. “É uma satisfação participar de um evento que trata de responsabilidade social, reunindo especialistas de diversas áreas do conhecimento, empresários, integrantes do poder público e atores do setor econômico e financeiro. O MP não dita as políticas públicas, mas, no caso de uma omissão do poder político, busca o poder judiciário para esse fim. Nesse sentido, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro tem atuado com equilíbrio, optando, tanto quanto possível, pela solução consensual dos conflitos, de modo a evitar a excessiva judicialização”, afirmou o PGJ.
O PGJ integrou a mesa de abertura do seminário, ao lado do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça; do presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal; do diretor-presidente da TV Globo, Paulo Marinho; e dos integrantes do conselho de seleção do Prêmio FGV de Responsabilidade Social: o promotor de Justiça do MPRJ, José Marinho; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Antonio Carlos Ferreira; o diretor-presidente da Águas do Rio, Anselmo Leal; o bispo da Assembleia de Deus de Madureira, Abner Ferreira; o sócio sênior do banco BTG Pactual, André Esteves; o diretor jurídico da TV Globo, Antonio Cláudio Ferreira Netto; e a empresária Lucília Diniz.
Após a abertura, foram revelados os vencedores do Prêmio FGV de Responsabilidade Social 2025. Em primeiro lugar ficou o projeto “Rota Solidária”, promovido pela Associação Prato Cheio, que fornece gratuitamente alimentos, oriundos de coleta urbana, a cidadãos em situação de vulnerabilidade social. O projeto “Ponte para o Futuro”, desenvolvido pelo Instituto Ponte, que oferece a estudantes carentes oportunidades de estudo e apoio acadêmico, conquistou a segunda colocação. Já a Associação Habitat para a Humanidade, que mantém um projeto de construção de moradias dignas para famílias com renda de até três salários mínimos, recebeu a terceira colocação.
O IV Seminário de Responsabilidade Social é realizado na sede da FGV, em Botafogo, e que segue até esta terça-feira (30/09).
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)