Notícia
Notícia
Entre os dias 6 e 10 de outubro, o Grupo Nacional de Controle Externo da Atividade Policial do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (GNCEAP/CNPG), sob a presidência do procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, promoveu o Estágio de Aplicações Táticas (EAT), voltado aos membros do grupo. O objetivo foi proporcionar uma compreensão aprofundada e realista dos cenários enfrentados pelas forças policiais em operações realizadas em áreas conflagradas dominadas por organizações criminosas.
Promotores de Justiça de 15 unidades e ramos do Ministério Público brasileiro participaram da atividade, realizada em parceria com o Comando de Operações Especiais (COE) e o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro (SEPM).
Com base na experiência acumulada pelos operadores do BOPE em contextos urbanos e rurais de alta complexidade, o EAT compartilhou técnicas e táticas de combate ao crime organizado, destacando os principais desafios das ações de campo, como a geografia acidentada, o ambiente favorável ao criminoso, o poder bélico das facções, os entraves legislativos e a influência da narcocultura.
Além de promover o alinhamento técnico entre o Ministério Público e as forças de segurança pública, o curso também abordou noções de autoproteção e conduta segura em situações de risco, reforçando a importância da integração e do diálogo institucional na persecução penal e na defesa da sociedade.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)