Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realizou, nq terça-feira (25/11), Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, uma palestra sobre machismo estrutural e violência de gênero, ministrada pela promotora de Justiça Érika Puppim, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Vila Inhomirim. O evento reuniu cerca de 250 trabalhadores do Complexo de Energias Boaventura, polo petroquímico da Petrobras localizado em Itaboraí, no Rio de Janeiro.
O encontro integrou a programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), iniciativa anual da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que promove ações de conscientização sobre segurança, saúde e qualidade de vida dos trabalhadores do complexo.
Durante a palestra, Érika destacou a importância do 25 de novembro como marco global instituído pela ONU para denunciar e enfrentar todas as formas de violência contra mulheres e meninas. A apresentação discutiu como a violência de gênero se sustenta em estruturas culturais, sociais e institucionais que naturalizam desigualdades e comportamentos discriminatórios. Foram abordados temas como violência psicológica, física e sexual, além de assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, e os impactos do machismo estrutural na vida das mulheres e na sociedade como um todo.
A promotora ressaltou: “É importante que o Ministério Público dialogue com a sociedade civil sobre o machismo estrutural, que muitas vezes culmina em atos de abuso ou violência de gênero, para que possamos, de fato, prevenir agressões contra as mulheres e alcançar a transformação social desejada.” Ao final, destacou que espaços como a SIPAT são fundamentais para ampliar o debate sobre equidade de gênero e fortalecer ambientes de trabalho mais seguros, respeitosos e conscientes.
Por MPRJ
14
VISUALIZAÇÕES*
(Dados coletados diariamente)