Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realizou, nesta sexta-feira (28/11), mais uma ação do projeto "Educar é Proteger", desta vez no Abrigo Vivendas da Fé, em Guaratiba. O projeto, inscrito no Banco Nacional de Projetos do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) utiliza a educação como ferramenta de proteção e prevenção ao abuso sexual infantil. A atividade incluiu palestra educativa e a entrega de doações às crianças acolhidas.
A iniciativa foi desenvolvida pela promotora de Justiça Mônica Martino Pinheiro Marques, coordenadora do Núcleo de Investigação Penal da Barra da Tijuca (NIP/MPRJ), com apoio de educadores, psicólogos e assistentes sociais. Todas as ações são previamente comunicadas ao Conselho Tutelar e à Delegacia de Polícia local, assegurando articulação institucional e atendimento adequado a eventuais necessidades. Para a promotora de Justiça Mônica Marques, “o projeto busca a interdisciplinaridade, a não revitimização das crianças e a garantia da prioridade constitucional da proteção à infância”.
A escolha do abrigo resultou da parceria entre a Promotoria de Investigação Penal e a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Guaratiba, conduzidas pelas promotoras de Justiça Mônica Marques e Gabriela Lusquiños. A ação também contou com a participação das estagiárias jurídicas da 1ª Promotoria de Investigação Penal Territorial (1ª PIP TERSC), Gabriela Castelo Branco e Giovanna Paes.
Por MPRJ
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
(Dados coletados diariamente)