Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, prestigiou, na noite desta segunda-feira (01/12), a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito, a mais alta honraria concedida pela Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (AMPERJ). A distinção homenageia personalidades que prestaram relevantes serviços ao Ministério Público e à própria associação, fortalecendo a instituição, valorizando a carreira e contribuindo para a defesa dos direitos da sociedade.
Foram agraciados com a Medalha do Mérito os procuradores de Justiça do MPRJ Maurício Assayag, Patrícia Leite Carvão e Norton Esteves Pereira de Mattos (aposentado); os promotores de Justiça Fábio Corrêa de Matos Souza, Heleno Ribeiro Pereira Nunes Filho, Sauvei Lai, Tatiana Costa Torres e Fabiano Gonçalves Cossermelli Oliveira (referente ao ano de 2024); a promotora de Justiça do MPMG Larissa Rodrigues Amaral; o promotor de Justiça do MPES Pedro Ivo de Sousa; e a procuradora do Estado Cristina Francesconi, que não pôde comparecer à cerimônia.
Após as homenagens, o PGJ destacou o significado da Medalha do Mérito e celebrou a trajetória dos agraciados com palavras de reconhecimento e gratidão:
“Parabenizo a todos na figura do Dr. Norton, que é uma referência do Ministério Público. Quando cheguei à nossa casa, ele já brilhava, ocupando espaços institucionais importantes. E o que sempre impressionou, sobretudo após a sua aposentadoria, foi sua vitaliciedade ética, moral e afetiva com o Ministério Público. Cláudio Henrique foi muito feliz na escolha daqueles que recebem a maior honraria da associação. Também fui agraciado com essa medalha há três anos e, entre as homenagens que recebi ao longo da carreira, talvez esta tenha sido a que mais me tocou, pelo significado da nossa associação, que representa não só os membros da ativa, mas também os colegas mais antigos, aposentados e inativos, que ajudaram a construir o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro”, discursou o PGJ.
Compuseram a mesa, ao lado de Antonio José, o corregedor-geral do MPRJ, Ricardo Ribeiro Martins; o presidente da AMPERJ, Cláudio Henrique da Cruz Viana; o vice-presidente da associação, Dennis Aceti Brasil Ferreira; o presidente da FEMPERJ, Sávio Renato Bittencourt S. Silva; e a presidente do CEPROJUS, Fátima Maria Ferreira Melo.
Cláudio Henrique da Cruz Viana ressaltou a importância institucional da homenagem e o papel dos agraciados na construção da história do Ministério Público: “Este é um momento de celebração, mas, sobretudo, de reconhecimento e afirmação dos valores que sustentam o Ministério Público: compromisso institucional, ética, coragem e devoção ao interesse público. Quando a AMPERJ se reúne para homenagear, não é apenas um rito, são encontros de memória, afeto e gratidão. Cada um dos agraciados faz parte da travessia desta instituição.”
Por MPRJ
38
VISUALIZAÇÕES*
(Dados coletados diariamente)
