NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
Procurador de Justiça Francisco Habib Otoch é o homenageado da 55ª Edição do projeto História em Destaque
Publicado em Wed Jan 14 19:43:03 GMT 2026 - Atualizado em Thu Jan 15 12:18:08 GMT 2026

O Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (CDM/MPRJ), apresenta, na 55ª edição do projeto História em Destaque, a trajetória do procurador de Justiça Francisco Habib Otoch.

Natural de Fortaleza, no Ceará, Francisco nasceu em 4 de julho de 1918, filho de Habib Otoch, comerciante do ramo de tecidos, e Afife Otoch, dona de casa. Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, teve intensa vida acadêmica, colaborando, junto a outros estudantes, para a fundação de uma agremiação voltada ao estudo jurídico e à prática processual.

Em 1937 ingressou pela primeira vez no Ministério Público, sendo nomeado como 1º Adjunto de promotor de Justiça da 2ª Vara do Termo de Fortaleza, junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, onde permaneceu até 1940.

Após três anos de exercício da advocacia, em 1946, já no Rio de Janeiro, foi nomeado 11º Advogado de Ofício (que correspondia a atuação dos defensores públicos), passando a integrar o Ministério Público do Distrito Federal. Em 1956 foi promovido a promotor substituto e em 1960 a promotor público. Em 1964, foi promovido a Curador, e designado 1º Curador de Órfãos, com a atribuição de garantir a proteção legal e administrativa dos direitos e bens de crianças e adolescentes sem representação parental.

Em 1973, foi chefe de gabinete do procurador-Geral de Justiça do Estado da Guanabara, Paulo Chermont. Dois anos depois, com a fusão dos estados, Otoch passou a fazer parte do atual Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), sendo promovido a procurador de Justiça.

Em novas experiências na esfera administrativa, foi 1º subprocurador-geral de Justiça (1987- 1988), indicado pelo então procurador-geral de Justiça, Carlos Antônio da Silva Navega, e participou ativamente da criação do Centro dos Procuradores de Justiça (CEPROJUS). Em 1989, pelos relevantes serviços prestados ao Ministério Público, foi agraciado com o Colar de Honra ao Mérito do MP, atual Colar do Mérito, concedido pelo governador Moreira Franco.

Francisco Habib Otoch aposentou-se em 1988, após quatro décadas de atuação no Ministério Público, e faleceu em 2017, aos 98 anos, deixando um legado de proficiência, determinação e dedicação ao serviço público.

Mais informações podem ser visualizadas no link  https://atom.mprj.mp.br/index.php/55a-edicao-francisco-habib-otoch

Por MPRJ

mprj
cdm
homenagem
procurador de justiça
centro de memória
história em destaque
50 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar