NoticiasDetalhe

Notícia

Meio Ambiente
MPRJ participa de reunião preliminar do COSUD no eixo 'Atuação Conjunta em Eventos Climáticos Extremos'
Publicado em Fri Jan 16 13:03:03 GMT 2026 - Atualizado em Fri Jan 16 13:03:27 GMT 2026

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Meio Ambiente (CAO Meio Ambiente) e do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (GAEMA), participou, nesta quinta-feira (15/01), da reunião preliminar do Consórcio de Integração Sul-Sudeste (COSUD) dedicada ao eixo “Atuação conjunta em eventos climáticos extremos”.

O encontro reuniu representantes dos sete estados do Sul e Sudeste com o objetivo de selecionar temas prioritários que serão aprofundados na próxima reunião geral do COSUD, prevista para ocorrer em março, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. 

O coordenador do CAO Meio Ambiente, Vinicius Lameira, integrou as discussões do subgrupo “Fortalecimento da governança em gestão de riscos, desastres e resiliência climática”. A promotora de Justiça do GAEMA/MPRJ, Zilda Januzzi, participou do subgrupo “Sistemas de alerta e monitoramento”.

Na avaliação dos promotores de Justiça, a participação do MPRJ reforça o compromisso institucional com o fortalecimento da governança interinstitucional, a melhoria dos mecanismos de prevenção, e a integração dos sistemas de resposta a eventos climáticos extremos em âmbito regional. As contribuições técnicas levadas pelo CAO Meio Ambiente e pelo GAEMA auxiliarão na definição de agendas e propostas que podem resultar em protocolos conjuntos entre estados, padronização de ações e cooperação ampliada para enfrentar os crescentes desafios associados às mudanças climáticas.

Por MPRJ

meio ambiente
gaema
alerta
cao meio ambiente
prevenção
monitoramento
eventos climáticos extremos
12 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar