NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ realiza cerimônia de posse de 20 promotores de Justiça substitutos
Publicado em Tue Feb 03 08:08:51 GMT 2026 - Atualizado em Tue Feb 03 13:11:03 GMT 2026

Tomaram posse nesta segunda-feira (02/02) os 20 promotores de Justiça substitutos aprovados no XXXVIII Concurso para ingresso na classe inicial da carreira do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Presidida pelo procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, a solenidade foi realizada no auditório-sede do MPRJ e contou com a presença de promotores e procuradores de Justiça, magistrados e outras autoridades.

Ao discursar em nome dos empossados, a primeira colocada no concurso, Letícia dos Santos Vieira, destacou o caráter coletivo da conquista e relembrou o percurso longo e exigente do certame, que começou com cerca de quatro mil candidatos e terminou com a posse dos 20 novos membros do MP fluminense, com diferentes origens e trajetórias. Ao falar sobre o trabalho à frente, Letícia Vieira ressaltou que o compromisso assumido deve ser demonstrado na prática cotidiana:

“Não somos chamados a ser protagonistas nem salvadores, mas profissionais preparados e éticos, cientes de que autoridade não se confunde com distanciamento. E que servir à sociedade exige seriedade, empatia e dedicação. Que nunca nos falte humildade para aprender, coragem para apurar e integridade para agir. Que saibamos trabalhar juntos, respeitando as nossas diferenças e fortalecendo a instituição", disse a recém empossada promotora de Justiça substituta.

O procurador-geral de Justiça parabenizou os novos promotores e compartilhou a emoção de participar do ato, que trouxe memórias de sua própria posse, há 38 anos, quando o Ministério Público contava com estrutura precária e não dispunha da autonomia assegurada pela Constituição de 1988. “Não havia estrutura, mas havia muita disposição, além de diálogo e respeito pelas gerações que precederam”, disse o PGJ, que enfatizou a necessidade de uma atuação mais proativa, com definição de prioridades e entrega de maiores resultados à sociedade.

Antonio José ressaltou a importância de conhecer e preservar a memória institucional, lembrando que os recém-empossados encontrarão um Ministério Público organizado e uma administração comprometida com a atividade-fim e com a implementação de novas ferramentas tecnológicas. 

“Temos deveres a cumprir e podemos contribuir muito para a melhoria das condições de vida da nossa sociedade. Tenham orgulho de pertencer ao Ministério Público, uma instituição de grande relevância para o país”, concluiu o procurador-geral. 

Integraram a mesa de honra o desembargador José Muiños Piñeiro, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Ricardo Couto; o defensor público-geral, Paulo Cozzolino; o corregedor-geral do MPRJ, Ricardo Martins; a decana do Conselho Superior do MPRJ, Katia Selles; o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Amperj), Claudio Henrique Viana; e a presidente do Ceprojus, Fátima Maria Ferreira Melo.

Os promotores de Justiça empossados são:

Letícia dos Santos Vieira
João Damasceno Lopes Neto
Pedro Antonio Silva de Miranda
Larissa Vollaro Alves Faria
Vivian Doimo Marques de Souza
Anyelle Bezerra Reis Quintão
Felipe Deliza Rosenthal
Marina da Motta Paiva Petruccio Urago
Rodrigo Vieira Casquilho Farias
Isabela Duarte de Oliveira
Luísa Mendes Louzada
Maria Paula Coutinho Bichara
Bernard Gandelman
Natália Duarte Serra Baião
Gabriela Ferreira Polonia
Ramon Brito Pereira
Rafael Barroso de Andrade
Lucas Bastos da Silva
Victor Sant’Ana Marques
Leonardo de Lourenço Máximo

Veja aqui as fotos da cerimônia 

Por MPRJ

constituição 1988
promotores de justiça
concurso mprj
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar