NoticiasDetalhe

Notícia

Patrimônio Público
MPRJ realiza visita técnica ao Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha, em Nova Iguaçu
Publicado em Tue Feb 10 09:12:25 GMT 2026 - Atualizado em Tue Feb 10 09:11:09 GMT 2026

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Nova Iguaçu, realizou, nesta segunda-feira (09/02), visita técnica ao conjunto urbano da extinta Vila de Iguassú, no município de Nova Iguaçu. O local abriga o Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha (PHAIV). O objetivo foi conhecer o trabalho de recuperação e restauro que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, bem como as futuras instalações do PHAIV e o andamento das obras do Museu de Arqueologia e Etnologia de Nova Iguaçu.

Durante a visita, também foram apresentados os trabalhos arqueológicos que estão sendo desenvolvidos na área da antiga Casa de Câmara e Cadeia, no porto da antiga Praça do Comércio e no espaço do poço público da antiga Vila de Iguassú. Segundo o município, mais de 2 mil fragmentos de artefatos arqueológicos oriundos das escavações estão sendo catalogados.

A diligência ocorreu no âmbito do inquérito civil instaurado em 2023 para apurar, inicialmente, o estado de abandono do Cemitério de Iguassú Velho, do Cemitério da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e das ruínas da antiga torre sineira da Igreja da Matriz de Nossa Senhora da Piedade de Iguassú, bens tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural e que integram o Conjunto Urbano da Extinta Vila de Iguassú.

A promotora de Justiça Patrícia Gabai, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Nova Iguaçu, avalia que o trabalho de recuperação do conjunto arquitetônico resgata a memória e a história do lugar, devolvendo à comunidade a conexão com suas raízes e ancestralidade. “Por outro lado, as pesquisas arqueológicas que vêm sendo desenvolvidas impressionam pelo rigor técnico e pela riqueza de fragmentos já catalogados, o que contribui para o resgate da memória coletiva e a valorização da história local”, disse Patrícia.

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura de Nova Iguaçu, o Museu Arqueológico tem previsão de inauguração para 30 de abril de 2026 e sediará eventos e celebrações típicas das manifestações culturais de Nova Iguaçu, unindo cultura, turismo e ciência.

Além da promotora, participaram da visita o secretário municipal de Cultura de Nova Iguaçu, Marcus Antonio Monteiro Nogueira; o superintendente de Pesquisas Arqueológicas, Diogo de Souza Borges; a assessora executiva de Projetos Especiais da Prefeitura de Nova Iguaçu, Cleide de Oliveira Moreira; e integrantes da equipe técnica da Secretaria Municipal de Cultura de Nova Iguaçu.
 
Por MPRJ

patrimônio público
vila de iguassú
recuperação e restauro
conjunto arquitetônico
parque arqueológico
ruínas
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar