NoticiasDetalhe

Notícia

Cidadania
MPRJ promove Roda de Conversa para mobilizar mulheres para a gestão de risco em desastres naturais, em Petrópolis
Publicado em Fri Feb 07 17:29:46 GMT 2020 - Atualizado em Fri Jul 17 19:01:30 GMT 2020

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), participou, na tarde de quinta-feira (06/02), no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca de Petrópolis, do evento ‘Roda de mulheres – O papel da mulher nas mudanças comportamentais em relação à gestão de risco de desastres’. O encontro também teve a participação da Defesa Civil do Estado e das fundações Save the Children e C&A Foundation, parceiras no projeto.

Representando o MPRJ, estiveram presentes a procuradora de Justiça Denise Tarin, do programa Morte Zero, a promotora Roberta Ribeiro, da Assessoria de Direitos Humanos e Minorias (ADHM/MPRJ), e a arquiteta urbanista Dayse Góis, pelo Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (GAEMA/MPRJ) e Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural (CAO Meio Ambiente/MPRJ).

O Roda de Conversas é uma iniciativa do Programa Segurança Humana/MPRJ, por meio do Morte Zero que, coordenado pela procuradora Denise Tarin, desenvolve ações de mobilização na sociedade para adoção de procedimentos de segurança a serem seguidos em épocas de fortes chuvas. As Rodas de Conversa buscam especificamente mobilizar as mulheres que vivem nas áreas de risco nos municípios, por meio das lideranças femininas dessas comunidades, para a adoção de medidas de segurança no período das tempestades. O foco nas mulheres é fruto do reconhecimento do protagonismo assumido por elas nos momentos críticos gerados pelas chuvas de verão, como nas medidas de cuidado e solidariedade nas áreas mais vulneráveis a deslizamentos e inundações, com destaque para as ações de acolhimento.

Em Petrópolis, a Roda foi conduzida pelo educador social Rodrigo Almeida, mestre em práticas para o desenvolvimento sustentável pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com a tese ‘Metodologias Colaborativas para Reduzir Risco em Ambientes Escolares’. Os próximos encontros do projeto acontecerão em Silva Jardim (no dia 20 de março), na Rocinha (27 do mesmo mês), e em Niterói (no Morro do Proventório, no dia 13 de abril). Ao longo deste ano, ocorrerão diversas rodas em comunidades destes municípios.

Veja aqui a apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).


O que faz o CAO Meio Ambiente?
 

O que o MPRJ faz para defender o meio ambiente?

Por MPRJ

cidadania
meio ambiente
petrópolis
projeto morte zero
192 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar