NoticiasDetalhe

Notícia

Saúde
MPRJ acompanha implementação de planos de contingência para coronavírus em municípios do Norte Fluminense
Publicado em Fri Mar 13 16:38:50 GMT 2020 - Atualizado em Fri Mar 13 16:38:31 GMT 2020

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª e da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Macaé, instaurou, na quinta-feira (12/03), procedimentos administrativos para acompanhar a implementação dos Planos Municipais de Contingência para infecção humana pelo coronavírus e para identificar eventuais vulnerabilidades nos municípios de Macaé, Rio das Ostras, Carapebus e Quissamã.
 
Foram expedidos ofícios às Secretarias Municipais de Saúde requisitando informações sobre a preparação das Unidades Básicas de Saúde para o enfrentamento do coronavírus, inclusive quanto à existência de insumos e material para a higiene de pacientes e profissionais de saúde, além de detalhes quanto à conferência das unidades hospitalares que possuem leitos indicados como referência. Requisitou, ainda, que remetam os planos municipais de contingência. 
 
A medida ocorre diante da confirmação na quinta-feira (12/03), pela Secretaria Estadual de Saúde, do primeiro caso de transmissão local pelo vírus. O fato fez com que o Estado passasse para o nível 1 do Plano de Contingência, prevendo a disponibilidade de 206 leitos exclusivos para tratamento de casos graves de pessoas infectadas em hospitais espalhados pelas diversas regiões do Estado, incluindo unidades municipais e federais, além da rede estadual. Conforme divulgado pelo Governo Federal, o Brasil adota a ferramenta de classificação de emergência em três níveis, nos mesmos parâmetros utilizados mundialmente para a preparação e resposta. Nesse sentido, recomendou-se que municípios e Estados, instituições de saúde públicas ou privadas, agências e empresas seguissem o plano federal, a fim de elaborar seus respectivos planos de contingência e as medidas de resposta.
 
Diante do cenário, considerando a importância da sistematização de ações de responsabilidade da esfera municipal de governo, os procedimentos buscam acompanhar as medidas de controle desenvolvidas por cada Prefeitura Municipal.

macaé
rio das ostras
quissamã
carapebus
unidades básicas de saúde
coronavírus
planos de contingência
622 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar