Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Pessoa Idosa (CAO Pessoa Idosa/MPRJ), participou da cerimônia de afiliação do Rio de Janeiro à Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, realizada no Palácio Guanabara, nesta terça-feira (27/01). Estiveram presentes os promotores de Justiça Luiz Cláudio Carvalho de Almeida e Elisa Maria Azevedo, respectivamente coordenador e subcoordenadora do CAO Pessoa Idosa/MPRJ.
Com a adesão, o Rio de Janeiro passa a integrar a rede internacional coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), voltada à promoção do envelhecimento ativo e saudável. A participação como membro afiliado possibilita a ampliação do diálogo internacional, o fortalecimento de parcerias institucionais e o apoio técnico aos municípios fluminenses interessados em desenvolver ações alinhadas às diretrizes da OMS. A iniciativa também incentiva a certificação de cidades que adotem políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população idosa.
Durante o evento também foi assinado o Termo de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento da Política Estadual de Vigilância em Saúde, que prevê para 2026 a ampliação da capacidade de prevenção, monitoramento e resposta a emergências em saúde pública.
"A adesão do Rio de Janeiro à tão importante iniciativa representa um grande passo em direção à melhoria qualidade de vida da população idosa fluminense, mas por outro lado representa um desafio para o cumprimento das metas estabelecidas, exigindo do Ministério Público o acompanhamento do projeto com vistas à concretização de direitos da população idosa", ressaltou Luiz Cláudio Carvalho de Almeida.
Por MPRJ
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
(Dados coletados diariamente)
