Notícia
Notícia
O coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Pessoa Idosa (CAO Pessoa Idosa/MPRJ), Luiz Cláudio Carvalho de Almeida, e a subcoordenadora do CAO, Elisa Maria Azevedo Macedo, participaram, nesta quarta-feira (07/05), do lançamento do Plano Estadual de Cuidados Paliativos, na sede da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ).
A iniciativa prevê o fortalecimento da atenção destinada aos cuidados paliativos fornecidos a pacientes do estado, tendo como base os pontos de cuidado na rede de atenção à saúde estadual e ênfase na atenção primária. Além disso, pretende estimular a capacitação e a educação continuada para profissionais de saúde que atuam neste segmento, aumentando o número de medicamentos disponibilizados para o controle de sintomas prevalentes em cuidados paliativos.
"O tema dos cuidados paliativos é extremamente relevante para a política da saúde e dialoga fortemente com a área dos direitos da pessoa idosa. Por isso, interessa ao Ministério Público o acompanhamento de iniciativas como esta, sendo certo que o lançamento do plano estadual irá colaborar para a construção de estratégias que garantam a pessoas idosas a dignidade que lhes é assegurada na legislação", afirmou Luiz Cláudio Carvalho de Almeida.
Durante o evento, a superintendente de atenção primária à saúde da SES-RJ, Halene Armada, apresentou o Plano Estadual de Cuidados Paliativos. Também foram ministradas palestras sobre a Política Nacional de Cuidados Paliativos, o papel do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) no apoio à política nacional e a importância da espiritualidade na área de saúde.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)