NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ recebe visita de estudantes de Laranjeiras por meio do Centro de Memória
Publicado em Fri Aug 29 17:46:43 GMT 2025 - Atualizado em Sat Aug 30 06:52:42 GMT 2025

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recebeu, nesta sexta-feira (29/08), um novo grupo de estudantes por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ). A visita guiada contou com a presença dos alunos do 9º ano do ensino fundamental II da Escola Municipal José de Alencar, situada em Laranjeiras, na zona Sul do Rio, que acompanharam detalhes das exposições Congressos e Encontros: em Construção da Cidadania e O MP e o Novo Estado: os 50 anos da fusão.
 
A iniciativa tem como objetivo principal aproximar os jovens do Ministério Público, apresentando de forma clara como a instituição atua na defesa dos direitos individuais e coletivos, além de esclarecer de que maneira pode ser acionada pela sociedade. A recepção foi conduzida pela historiadora Nayara Santos e pela estagiária de História Samara Tarouquela, que iniciaram a atividade explicando o funcionamento do Centro de Memória e o papel do MP. Para tornar a experiência mais concreta, utilizaram exemplos do cotidiano a fim de demonstrar como a instituição se faz presente na vida da população.
 
Ao longo da visita, os estudantes exploraram as exposições do CDM/MPRJ, compostas por imagens, objetos, documentos históricos e atividades interativas. Entre as dinâmicas propostas, uma delas envolveu cubos informativos, em que os alunos liam situações e identificavam a qual dos três poderes (Executivo, Legislativo ou Judiciário) competiria a ação, além de compreenderem o papel fiscalizador do Ministério Público. Já a segunda atividade, conduzida pelo arquivista Kevyn Gonçalves e pelo responsável pelo Centro de Memória, Deivson Sabadini, contou com a participação de quatro alunos voluntários em uma simulação do processo de doação, limpeza e preservação de documentos, prática realizada na Reserva Técnica do memorial.

A visita contou com a presença de um aluno com deficiência auditiva. Para garantir a acessibilidade, a atividade foi acompanhada pelas intérpretes de Libras Flávia Sena e Edlaine do Carmo, respectivamente servidora e colaboradora da Ouvidoria/MPRJ.
 
O professor de História da escola, Felipe Conte, que acompanhou os alunos, destacou a relevância da visita para o desenvolvimento educacional e social do grupo. “Primeiro, foi muito importante a oportunidade de eles saírem do espaço escolar e aprenderem em um outro local, além de conhecerem o Ministério Público e entenderem a importância do seu trabalho até para a formação como cidadãos. Enfim, acho que a visita foi muito proveitosa”.

A ação reforça o compromisso educativo do Centro de Memória do MPRJ, promovendo o conhecimento sobre o papel da instituição e incentivando o exercício consciente da cidadania desde a juventude.
 
Por MPRJ

mprj
institucional
cdm
centro de memória
estudantes
visita a exposições
escola municipal josé de alencar
53 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar