Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recebeu, nesta terça-feira (02/09), um novo grupo de estudantes por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ). A visita guiada contou com a presença dos estudantes do 9º ano da Escola Municipal José de Alencar, situada em Laranjeiras, na zona Sul do Rio, que visitaram as exposições Congressos e Encontros: em Construção da Cidadania e O MP e o Novo Estado: os 50 anos da fusão.
A recepção foi conduzida pela historiadora Nayara Santos e pela estagiária de História Samara Tarouquela, que iniciaram a atividade explicando o funcionamento do Centro de Memória e o papel do MP. Para tornar a experiência mais concreta, foram utilizados exemplos do cotidiano a fim de demonstrar como a instituição se faz presente na vida da população. A iniciativa tem o propósito de aproximar os jovens do Ministério Público, demonstrando como a instituição atua na defesa dos direitos individuais e coletivos, e dialogar de que forma pode ser acionada pela sociedade.
A partir da exploração do espaço, que conta com imagens, objetos e documentos históricos, os estudantes tiveram a oportunidade de entender a atuação do Centro de Memória e o papel dos três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), reforçando o caráter educativo da iniciativa. Além disso, a visita incluiu uma atividade prática conduzida pelo arquivista do Centro de Memória, Kevyn Gonçalves, e pela estagiária de Biblioteconomia, Evellyn Dayana. Nessa parte, quatro estudantes participaram de uma simulação do processo de doação, limpeza e preservação de documentos, similar ao que é feito na Reserva Técnica do memorial.
A bióloga e professora responsável pelos alunos, Mônica de Souza, destacou a importância para os alunos de conhecerem a instituição e os agentes políticos que atuam no país. “Normalmente, os alunos só têm contato com essa parte das instituições pela TV, ou nos jornais, e como eles são muito novos, ainda não sabem a competência de cada órgão e suas responsabilidades. Por isso, é importante que eles tenham acesso a essas informações como, por exemplo, a função de um deputado federal e de um vereador. Eles são jovens, daqui a pouco vão começar a votar e precisam desse conhecimento”.
A iniciativa reforça o caráter educativo do Centro de Memória/MPRJ, que busca aproximar a sociedade da atuação da instituição e incentivar o exercício da cidadania desde cedo.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)