Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), recebeu, nesta quinta-feira (11/09), mais uma visita guiada às exposições Congressos e Encontros: em Construção da Cidadania e O MP e o Novo Estado: os 50 anos da fusão. Na oportunidade, foram recebidos estudantes do 2º ano do ensino médio do Instituto de Educação Carlos Pasquale, em Nilópolis, para o circuito "Caminhos da Cidadania", iniciativa conjunta do MPRJ com o Museu Histórico Nacional (MHN).
A proposta desta visita é aproximar os jovens dessas instituições. No caso do Ministério Público, apresentar como a instituição atua na defesa dos direitos individuais e coletivos, e dialogar sobre de que forma pode ser acionado pela sociedade. A recepção foi conduzida pela historiadora Nayara Santos, e pela estagiária de História Samara Lima, apresentando a equipe e as atividades do Centro de Memória e o papel do MP. Para tornar a experiência mais concreta, utilizaram exemplos do cotidiano a fim de demonstrar como a instituição se faz presente na vida da população.
A partir da exploração do espaço, que conta com imagens, objetos e documentos históricos, os estudantes tiveram a oportunidade de entender a atuação do Ministério Público e o papel dos três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário). Além disso, a visita incluiu uma atividade prática conduzida pelo arquivista Kevyn Gonçalves, e pela estagiária de Arquivologia Lucimara de Paulo. Nessa parte, quatro estudantes participaram de uma simulação do processo de doação, limpeza e preservação de documentos, similar ao que é feito na Reserva Técnica do memorial.
“A experiência da exposição é muito satisfatória e é de suma relevância para a gente estar presente nessas atividades. Além disso, o mais importante é o conhecimento que os alunos obtêm em relação ao Ministério Público, entender o que é a instituição e o que ela pode oferecer para todos os cidadãos”, destacou a professora do Instituto e responsável pelo passeio, Erica Moraes.
Por fim, os estudantes foram direcionados ao Museu Histórico Nacional. Lá, tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre o processo de povoamento da cidade do Rio de Janeiro, a importância histórica do Museu, da Ladeira da Misericórdia e da região que abriga o complexo-sede do MPRJ.
O agendamento de visitas escolares é feito através do e-mail do Centro de Memória: memoria@mprj.mp.br.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)