Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recebeu, nesta terça-feira (26/08), um novo grupo de estudantes por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), para visitas guiadas às exposições Congressos e Encontros: em Construção da Cidadania e O MP e o Novo Estado: os 50 anos da fusão. Nesta edição, participaram alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio do Colégio Estadual Missionário Mario Way, localizado em Inhoaíba, na zona Oeste do Rio.
A iniciativa, que integra história e cidadania, tem como objetivo aproximar os jovens do trabalho do Ministério Público e apresentar de que forma a instituição pode ser acionada na defesa de direitos individuais e coletivos. A recepção ficou a cargo da historiadora Nayara Santos e da estagiária de História Samara Tarouquela, que iniciaram a mediação apresentando a equipe e o papel do Centro de Memória. Em seguida, ambas explicaram, de forma prática e com exemplos, como o MP atua no dia a dia da população e como pode ser acionado para este fim.
As exposições do CDM/MPRJ reúnem imagens, objetos, documentos históricos, e duas dinâmicas. A primeira com cubos, em que os estudantes escolhiam um cubo, liam a informação e precisavam identificar o agente responsável por aquela ação. Esta atividade serve para explicar aos alunos a atuação dos três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) e o papel do MP como fiscal da lei. A segunda, conduzida pelo arquivista Kevyn Gonçalves e pela estagiária de Arquivologia Lucimara de Paulo, contou com a participação de quatro voluntários que simularam o processo de doação, higienização e preservação de documentos, semelhante ao realizado na Reserva Técnica do memorial.
Ao final da visita, o Procurador de Justiça Márcio Klang, decano do MPRJ e coordenador do Centro de Memória, explicou as atribuições e atuações dos membros do Ministério Público e estendeu o convite para que os alunos retornem em outras oportunidades, a fim de aprofundarem seus conhecimentos sobre a instituição e compreenderem melhor de que forma ela pode beneficiar a vida da população carioca.
Para a professora de Biologia do colégio e responsável pelos alunos, Juliana Costa de Melo, a experiência vai muito além do conteúdo apresentado no CDM/MPRJ. “Só a vinda até aqui já foi um grande evento, porque eles não estão acostumados a sair de onde moram, devido às suas condições de vida“. Juliana ainda ressaltou a importância do encontro e como o assunto apresentado podia somar em suas vidas. “Muito positiva a parte em que estavam ensinando sobre o que o MP faz, como eles podem fazer denúncias caso queiram. É importante, pois muitas dessas crianças tiveram pouca informação ao longo da vida. E isso agrega de forma importante, não só agora na adolescência, como para toda a vida adulta“.
A iniciativa destaca o papel educativo do Centro de Memória do MPRJ, que tem como propósito aproximar a sociedade do trabalho da instituição e estimular o exercício da cidadania desde a juventude.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)