Notícia
Notícia
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ), com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), e a Polícia Civil cumprem 22 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, nesta terça-feira (16/09), contra integrantes do Comando Vermelho que atuam em Teresópolis, na Região Serrana.
Ao todo, 22 pessoas foram denunciadas pelo GAECO/MPRJ pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas com participação de adolescentes. Os mandados, obtidos junto à 2ª Vara Criminal de Teresópolis, são cumpridos em diversos bairros da cidade, na capital fluminense e também nos presídios onde seis dos réus se encontram acautelados.
De acordo com a denúncia, o grupo atuava nas comunidades das Paineiras, Fonte Santa e Quinta Lebrão, buscando expandir a hegemonia da facção criminosa em Teresópolis. Para isso, reproduzia práticas comuns em comunidades do Rio de Janeiro, como o domínio territorial com a intimidação de moradores e o uso de violência contra desafetos.
Entre os denunciados está Carlos Eduardo Santos da Silva, apontado como uma das principais lideranças do Comando Vermelho no interior do estado.
A pedido do GAECO/MPRJ, Carlos Eduardo será transferido para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), no Presídio de Segurança Máxima Bangu 1.
Batizada de Operação Toronto, a ação ocorre em conjunto com a 110ª Delegacia de Polícia e o 30º Batalhão da Polícia Militar, ambos de Teresópolis, além da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) e do Departamento Penitenciário Nacional (DEPPEN).
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)