Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realizou, nesta quarta-feira (24/09), a cerimônia de posse de nove procuradores de Justiça eleitos para integrarem o Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, para o período de 25 de setembro de 2025 a 24 de setembro de 2027. Além deles, também tomaram posse, como suplentes, cinco procuradores de Justiça. A cerimônia ocorreu no auditório do edifício-sede da instituição.
O Órgão Especial, colegiado da instituição ligado à Administração Superior ao lado do Conselho Superior, é presidido pelo procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, e integrado pelo PGJ, pelo corregedor-geral, Ricardo Martins, pelos dez procuradores de Justiça mais antigos da classe e por dez membros eleitos. Entre suas atribuições estão a de empossar o PGJ e o corregedor-geral, além de aprovar projetos de lei de iniciativa do MPRJ.
Ao dar as boas-vindas aos eleitos, Antonio José Campos Moreira, acompanhado à mesa pela corregedora-geral em exercício, Viviane Tavares Henriques, destacou a importância do colegiado para a instituição. “O grande diferencial do Órgão Especial é contar com membros natos, representantes do decanato da instituição, que contribuem com sua longa experiência para que tenhamos debates de alto nível. De outro lado, temos os eleitos pelos votos dos colegas, igualmente com ampla vivência institucional. Essa combinação entre os mais antigos e os mais modernos é o que distingue e qualifica o colegiado. Como as melhores soluções surgem do diálogo, desejo que os colegas que hoje tomam posse mantenham o nível de excelência de nossas discussões, trabalhando juntos em prol da instituição”, afirmou o PGJ.
Tomaram posse como integrantes do Órgão Especial os procuradores de Justiça Marcelo Daltro Leite, Márcia Maria Tamburini Porto, Flávia de Araujo Ferrer, Márcia Alvares Pires Rodrigues, Elisa Fraga de Rego Monteiro (que exercerá a função de secretária), Sávio Renato Bittencourt Soares Silva, Gianfilippo de Miranda Pianezzola, Sumaya Therezinha Helayel e Ana Cristina Lesqueves Barra. Também eleita, a procuradora de Justiça Ângela Maria Silveira dos Santos não pôde comparecer à cerimônia.
Entre os procuradores de Justiça eleitos como suplentes, foram empossados Somaine Cerruti, Márcio Mothé, Carla Araújo, Maria Elisabete Cardoso Antunes da Costa e João Carlos Brasil de Barros. Também eleito, o procurador de Justiça Celso de Andrade Loureiro não pôde comparecer à posse.
Os membros eleitos do Órgão Especial foram recepcionados pelo decano do MPRJ, procurador de Justiça Márcio Klang, que, em seu discurso, relembrou sua trajetória de quase 48 anos na instituição, a serem completados no próximo dia 27/09, e desejou sorte aos empossados.
A procuradora de Justiça Márcia Maria Tamburini Porto discursou em nome dos membros eleitos, ressaltando a responsabilidade de integrar o colegiado. “Integrar o Órgão Especial revela o amor e o orgulho que possuímos por esta instituição, que é responsável por zelar pela ordem jurídica em nosso estado e pelos valores da sociedade fluminense”, destacou.
Confira mais fotos da cerimônia neste link.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)