NoticiasDetalhe

Notícia

Educação
CAO Educação/MPRJ debate causas da evasão escolar em evento realizado pelo TCE-RJ
Publicado em Tue Sep 30 18:49:33 GMT 2025 - Atualizado em Tue Sep 30 18:48:50 GMT 2025

A coordenadora e a subcoordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (CAO Educação/MPRJ), Bianca Mota de Moraes e Agnes Mussliner, participaram, nesta terça-feira (30/09), do evento “Todos na Escola: Governança Pública e a Plataforma Busca Ativa Escolar”, promovido pela Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ).

O encontro reuniu gestores educacionais estaduais e municipais, além de representantes do TCE-RJ e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Foram debatidas medidas de combate à exclusão e à evasão escolar, com a apresentação da plataforma "Busca Ativa Escolar", desenvolvida pelo Unicef.

A coordenadora do CAO Educação/MPRJ destacou a importância de avaliar as causas da exclusão e da evasão escolar no estado. “Muitos alunos com deficiência, por exemplo, abandonam a escola devido às dificuldades de acesso e de condições para a permanência, enquanto a oferta de vagas na modalidade de educação de jovens e adultos tem sido insuficiente, especialmente no horário diurno. O TCE-RJ exerce papel fundamental nesse processo, ao fiscalizar se os recursos públicos estão sendo corretamente direcionados pelos gestores à área educacional. Precisamos trabalhar para criar um ambiente escolar estruturado, protetivo e pacífico, em que o aluno se sinta acolhido e protagonista. O MPRJ tem trabalhado incansavelmente nessa direção”, afirmou Bianca Mota.

A promotora de Justiça integrou a mesa de abertura do encontro, composta também pelo conselheiro-presidente do TCE-RJ, Márcio Pacheco; pela subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas da Secretaria de Estado de Educação, Myrian Medeiros da Silva; pela chefe do escritório do Unicef no Rio de Janeiro, Flavia Antunes; pela presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Rio de Janeiro (Undime-RJ), Maria Virgínia Andrade Rocha; e pelo coordenador estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme-RJ), Jorge Roberto França Fernandes.

Por MPRJ

educação
mprj
evasão escolar
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

NoticiasRelacionadas

Compartilhar

Compartilhar