Notícia
Notícia
O Grupo de Atuação Especial em Segurança Pública (GAESP/MPRJ) recebeu, nesta quinta-feira (09/10), o promotor de Justiça Hugo Casciano de Sant’Anna, do Ministério Público da Bahia, para apresentar as principais frentes de atuação do órgão fluminense no controle externo da atividade policial e na promoção de políticas de segurança pública.
Os promotores de Justiça Rafael Namorato e Michel Zoucas, respectivamente subcoordenador e assistente do GAESP/MPRJ, apresentaram os protocolos de atuação do Plantão de Monitoramento de Operações Policiais, que funciona 24 horas por dia; as práticas adotadas pelo MPRJ no controle externo da atividade policial; e o trabalho de capacitação de policiais militares nos batalhões, entre outros temas.
Hugo Casciano de Sant’Anna, que é coordenador do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública e Defesa Social (CEOSP) do MPBA, ressaltou a importância da interlocução:
“Cada Ministério Público tem sua vivência e sua história, mas muitas vezes os desafios são semelhantes. Essa troca de experiências e informações foi muito enriquecedora, e as soluções encontradas aqui no Rio de Janeiro podem também ser aplicadas na Bahia”.
“Essa interlocução com colegas de outros estados é fundamental para conhecermos as realidades específicas de cada local. O Brasil é muito diverso, e esse intercâmbio contribui diretamente para aprimorar nosso trabalho”, ressaltou Rafael Namorato.
A visita seguiu pelo Memorial Vidas Marcadas, espaço destinado a dar visibilidade e valor às vítimas de violência e a seus familiares, conscientizar sobre os impactos da criminalidade na sociedade e sensibilizar os integrantes do sistema de Justiça. Por fim, os promotores de Justiça conheceram a estrutura da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), onde foram recebidos pelo coordenador Reinaldo Lomba e pelo subcoordenador Mateus Picanço.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)