Notícia
Notícia
O Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva do Meio Ambiente e do Urbanismo do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (CAO Meio Ambiente e Ordem Urbanística/MPRJ) realizou, nesta terça-feira (14/10), nova capacitação de servidores públicos nos programas Fumaça Zero e Olho no Verde. O evento foi realizado no Centro Regional de Apoio Administrativo e Institucional de São Gonçalo e contou com a presença de servidores de Magé, Guapimirim, Itaboraí, Tanguá e Rio Bonito. Já foram realizadas capacitações para servidores de 64 municípios do estado.
O coordenador do CAO Meio Ambiente e Ordem Urbanística/MPRJ, Vinícius Lameira, falou aos presentes sobre temas como mudanças climáticas, desmatamento e cooperação entre os órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA). Já o subcoordenador do CAO Meio Ambiente/MPRJ e titular da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Três Rios, André Dickstein, palestrou sobre Mata Atlântica, serviços ecossistêmicos e fiscalização remota.
A capacitação teve continuidade com as participações de Natalia Rodrigues, diretora adjunta de Pós-licença e Fiscalização Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que falou sobre a legislação sobre uso do fogo e a operação Fumaça Zero. Por fim, Bruno Capella, servidor da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), apresentou em detalhes o Programa Olho no Verde.
Conheça os programas
Os programas são mantidos pelo Inea e pela SEAS, com o objetivo de integrar ações de educação e fiscalização ambiental e combater o desmatamento. A Operação Fumaça Zero ocorre anualmente desde 2020, com o objetivo de integrar ações de educação e fiscalização ambiental, visando aumentar a conscientização da população e capacitar agentes públicos na prevenção a queimadas e incêndios florestais no Estado.
Já o Olho no Verde, por sua vez, foi iniciado em 2016, e visa à implementação de políticas públicas voltadas ao combate ao desmatamento por meio do monitoramento sistemático dos remanescentes florestais do estado através do uso imagens de satélite, detectando automaticamente alertas de desmatamento de forma estratégica e inteligente, permitindo respostas rápidas por parte das autoridades.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)