NoticiasDetalhe

Notícia

Violência Doméstica
MPRJ discute o aprimoramento de políticas públicas e o fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica
Publicado em Tue Nov 11 16:41:31 GMT 2025 - Atualizado em Tue Nov 11 18:27:46 GMT 2025

Com o objetivo de aprimorar as políticas públicas de combate à violência contra as mulheres e construir estratégias mais eficazes de atuação conjunta, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou, na segunda-feira (10/11), de reunião promovida pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COEM) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

Foi debatida a necessidade de capacitação contínua das equipes que atuam diretamente no atendimento às vítimas, bem como a importância da manutenção de programas permanentes de formação. Os participantes destacaram que a alta rotatividade de profissionais impacta negativamente a continuidade e a qualidade do atendimento.

A subcoordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAOVD/MPRJ), Eyleen Marenco, participou do encontro, que reuniu representantes da secretaria estadual de Saúde, das secretarias municipal e estadual da Mulher, dos Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAM, CIAM e CEJUVIDA), da Patrulha Ronda e  Maria da Penha da Polícia Militar e de outras instituições que compõem a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres.

“O objetivo das reuniões, que acontecem mensalmente, é promover a troca de informações entre os participantes, divulgar novas iniciativas e identificar as dificuldades enfrentadas no atendimento às mulheres em situação de violência. A partir desse mapeamento, busca-se fortalecer a articulação entre os serviços e construir soluções conjuntas e as conclusões reforçam a necessidade de de fomento a programas de capacitação permanente para o atendimento de mulheres em situação de violência” , ressaltou Eyleen Marenco.

Por MPRJ

mprj
violência doméstica
capacitação
políticas públicas
violência contra a mulher
patrulha maria da penha
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar