Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Coordenadoria de Direitos Humanos e Controle de Convencionalidade e da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Assistência Social, realizou, nesta quarta-feira (19/11), visita institucional ao Centro de Atendimento Integrado às Pessoas em Situação de Rua (CIPOP Rua/RJ) com o objetivo de avaliar o funcionamento do equipamento e acompanhar a prestação dos serviços oferecidos à população em situação de rua.
Os promotores de Justiça Marcele Navega e Tiago Veras conheceram a estrutura física do espaço, o fluxo de atendimento e os serviços ofertados, além de dialogarem com colaboradores e usuários, com foco na garantia de direitos humanos às pessoas em situação de vulnerabilidade social. O CIPOP Rua/RJ realiza aproximadamente 180 atendimentos diários e tem se consolidado como porta de entrada para a inclusão social de pessoas em extrema vulnerabilidade, conforme destacou a coordenação da unidade.
O equipamento reúne diversos órgãos públicos que acolhem e atendem cada pessoa em situação de rua de forma integrada, oferecendo serviços como emissão de documentação civil necessária ao exercício da cidadania, acesso prioritário ao Sistema de Justiça e atendimento interdisciplinar voltado às demandas sociais, jurídicas e de saúde. Coordenado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), o equipamento público representa uma iniciativa inovadora voltada à promoção da dignidade e da cidadania da população em situação de rua. A unidade está localizada na região da Central do Brasil.
Por MPRJ
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
(Dados coletados diariamente)