NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
Membros do MPRJ são homenageados com a Medalha Pedro Ernesto em cerimônia na Câmara Municipal
Publicado em Wed Dec 03 08:13:32 GMT 2025 - Atualizado em Wed Dec 03 08:15:46 GMT 2025

Onze membros do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) foram agraciados, na noite desta terça-feira (02/12), com o Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto, a mais alta honraria concedida pelo Legislativo carioca. A iniciativa é de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Carlo Caiado. O procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira; o consultor especial do MPRJ e procurador de Justiça Carlos Roberto de Castro Jatahy; e a corregedora-geral da Câmara, Bianca Lima, compuseram a mesa diretora da solenidade.

Foram homenageados os procuradores de Justiça Carlos Roberto de Castro Jatahy, consultor especial do MPRJ; Ana Cristina Lesqueves Barra, assessora-chefe da Assessoria de Atribuição Originária Cível e Institucional (AAOCível/MPRJ); Anna Maria Di Masi, membro do Conselho Superior (CSMP); e o promotor de Justiça Alexandre Themístocles de Vasconcelos. Também receberam a honraria os promotores Décio Luiz Alonso Gomes, coordenador do Grupo de Atuação Especializada de Defesa da Integridade e Repressão à Sonegação Fiscal (GAESF/MPRJ); Murilo Nunes de Bustamante, subcoordenador de Inteligência da Investigação (CI2/MPRJ); Letícia Emile Alqueres Petriz, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ); Isabela Jourdan da Cruz Moura, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAOVD/MPRJ); Marcelo Muniz Neves, coordenador do Núcleo de Investigação das Promotorias de Justiça de Investigação Penal da Capital (NIPCENTRO/MPRJ); Alexandre Murilo Graça; e Alberto Flores Camargo.

Ao se dirigir ao público, o procurador-geral de Justiça ressaltou que a condecoração simboliza o reconhecimento do papel institucional do Ministério Público e de sua atuação em defesa da sociedade.

“Esta honraria concedida a 11 membros do Ministério Público é, na verdade, um reconhecimento à importância da instituição no cenário jurídico e político do nosso Estado. Fortalecemos cada vez mais nossa relação com os poderes constituídos, respeitando competências e buscando atuar de forma preventiva, sempre voltados ao impacto social das nossas ações. É uma grande felicidade receber este gesto de homenagem à instituição”, afirmou o PGJ.

O presidente da Câmara Municipal, Carlo Caiado, ressaltou a relevância do Ministério Público na proteção dos direitos coletivos e individuais e na promoção da justiça:

“O Ministério Público é a voz da sociedade, defensor incansável da justiça e da equidade. Hoje homenageamos procuradores e promotores cujo trabalho deixa marcas significativas na instituição e na vida dos cariocas.”

Representando os agraciados, o procurador de Justiça Carlos Roberto de Castro Jatahy destacou que o Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto homenageia não apenas cada membro contemplado, mas a trajetória institucional do Ministério Público desde a Constituição de 1988, marcada pela ampliação de atribuições, maior visibilidade e compromisso permanente com a defesa da ordem jurídica, dos interesses sociais e do Estado Democrático de Direito.

Ele lembrou que os homenageados atuam em áreas distintas: criminal, cível e tutela coletiva; mas são unidos pela dedicação técnica e pelo compromisso com a sociedade. Encerrou enfatizando que o reconhecimento público reforça a responsabilidade de todos em seguir exercendo, com ética e devoção, as funções constitucionais assumidas ao início da carreira.

A cerimônia contou com a presença de membros do Ministério Público do Rio, autoridades dos poderes Judiciário e Executivo, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), parlamentares e familiares dos homenageados.

Por MPRJ

câmara municipal
medalha pedro ernesto
membros do mprj
141 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar