Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Nova Iguaçu, realizou, nesta terça-feira (02/12), vistoria no Complexo Penitenciário de Japeri para averiguar possíveis condições de abandono dos acessos às unidades prisionais. O complexo abrange a Cadeia Pública Cotrim Neto, a Penitenciária Milton Dias Moreira, a Casa de Custódia de Japeri e a Cadeia Pública João Carlos da Silva.
A vistoria verificou carências na pavimentação das ruas, no transporte público e principalmente na iluminação pública dos acessos ao complexo. Para a Promotoria, a falta de conservação e a insuficiência de infraestrutura básica no entorno representam um risco ao sistema jurídico, aos servidores públicos, aos familiares dos encarcerados, e a devida apresentação dos presos ao Poder Judiciário, afetando diretamente a segurança pública da sociedade.
Acompanharam a vistoria integrantes do Grupo de Apoio aos Promotores (GAP), do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ), além de representantes da concessionária Light, da Secretaria Municipal de Obras de Japeri e da diretoria dos presídios.
Por MPRJ
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
(Dados coletados diariamente)
