NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ recebe estudantes de Inhoaíba para visita guiada do projeto Caminhos da Cidadania
Publicado em Wed Aug 06 16:31:21 GMT 2025 - Atualizado em Wed Aug 06 16:30:20 GMT 2025

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), recebeu, nesta terça-feira (05/08), mais uma visita guiada às exposições Congressos e Encontros: em Construção da Cidadania e O MP e o Novo Estado: os 50 anos da fusão. 

Dando sequência à programação do segundo semestre, a atividade faz parte do circuito "Caminhos da Cidadania", iniciativa conjunta do MPRJ com o Museu Histórico Nacional (MHN). Na oportunidade, foram recebidos estudantes do 1° ano do ensino médio do Colégio Estadual Missionário Mario Way, de Inhoaíba, zona Oeste do Rio de Janeiro.

Na exposição, os estudantes foram conduzidos pela historiadora Nayara Cristina dos Santos e pela estagiária de História Samara Tarouquela, que iniciaram a mediação com uma breve apresentação da equipe do CDM, destacando suas funções no setor, e dos visitantes. Na sequência, contextualizaram a atuação do MP e em quais situações é possível acioná-lo. O procurador de Justiça e coordenador do CDM/MPRJ, Márcio Klang, destacou a atuação da Ouvidoria e o número 127 como canal de contato com o MPRJ.

A partir da exploração do espaço, que conta com imagens, objetos e documentos históricos, os estudantes tiveram a oportunidade de entender a atuação do Centro de Memória e o papel dos três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), reforçando o caráter educativo da iniciativa.
 
A visita incluiu uma atividade prática conduzida pelo arquivista do Centro de Memória, Kevyn Gonçalves, e pela estagiária de Museologia Mylena Felix. Quatro estudantes participaram de uma simulação do processo de doação, limpeza e preservação de documentos, similar ao que é feito na Reserva Técnica do memorial. Ao final da visita ao MPRJ, os estudantes visitaram a Igreja Nossa Senhora de Bonsucesso, o Pátio Santiago e o Pátio dos Canhões, do Museu Histórico Nacional. 

“Esse momento é único e já deu pra perceber isso pela expressão e surpresa que os alunos demonstraram. Esperamos que, no futuro, eles possam compartilhar tudo aquilo que estão aprendendo hoje nessa experiência”, destacou a diretora-adjunta do colégio Mário Way, Fernanda Menezes.

“Foi uma experiência magnífica! É um trabalho feito com muito cuidado e carinho, abrigando esses alunos e fazendo com que eles, a partir de experiências lúdicas, possam ter uma compreensão do que é o Ministério Público, e quais são os caminhos a percorrer em busca de alcançar a cidadania plena. Para mim, foi algo incrível”, destacou Edmilson Pereira dos Santos, historiador e representante do Museu Nacional no projeto Caminhos da Cidadania.
 
O projeto “Caminhos da Cidadania” é realizado desde 2019. A partir da imersão cultural, os estudantes têm a oportunidade de conhecer um pouco sobre as duas instituições, que estimulam o exercício da cidadania e, de forma crítica, colaborando para a compreensão e reivindicação de seus direitos e deveres sociais.

Por MPRJ

mprj
escolas
cdm
centro de memória
visita guiada
exposições
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar