NoticiasDetalhe

Notícia

Ouvidoria
MPRJ leva Ouvidoria ao Maracanã e reforça combate ao racismo com ação direta junto à torcida
Publicado em Thu May 15 15:59:44 GMT 2025 - Atualizado em Thu May 15 16:11:14 GMT 2025

Na noite desta quarta-feira (14/05), durante a partida entre Fluminense e Unión Española, do Chile, pela Copa Sul-Americana, a Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) esteve presente no Maracanã no primeiro dia de atuação da campanha “Estamos Vigilantes”, voltada à prevenção e repressão ao racismo nas competições internacionais de futebol.

Coordenada pelo ouvidor David Faria, a equipe da Ouvidoria/MPRJ distribuiu panfletos informativos aos torcedores brasileiros e chilenos nas entradas e arquibancadas do estádio. O material destacava os canais disponíveis para denúncias de atos discriminatórios, incentivando o público a agir diante de situações de racismo e xenofobia.

“Nossa ação junto à campanha ‘Estamos Vigilantes’ tem o objetivo de ressaltar a importância da Ouvidoria enquanto principal canal de interação do cidadão com o MPRJ. Estarmos próximos às pessoas em espaços públicos nos dá a oportunidade de oferecer uma escuta de qualidade e um atendimento mais célere, o que é essencial quando tratamos de temas tão graves como o racismo”, explicou David Faria.

A atuação da Ouvidoria no Maracanã complementa a presença dos Promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor (GAEDEST/MPRJ), que acompanham in loco todos os jogos das competições internacionais realizados nos estádios cariocas. Os promotores monitoram o ambiente das arquibancadas e atuam em casos de flagrante ou denúncia, inclusive em articulação direta com o Juizado do Torcedor.

A campanha “Estamos Vigilantes”, que conta com o apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Confederação Sul-Americana (CONMEBOL), busca envolver torcedores e profissionais do futebol no enfrentamento aos crimes de ódio. Quem presenciar um ato de discriminação deve acionar imediatamente a segurança do estádio, os policiais militares ou o promotor de Justiça de plantão. Também é possível enviar imagens e informações à Ouvidoria do MPRJ pelo número 127 ou pelo formulário online disponível no site oficial do Ministério Público.

Por MPRJ

mprj
ouvidoria
maracanã
combate ao racismo
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar