NoticiasDetalhe

Notícia

Criminal
MPRJ obtém condenação de torcedor uruguaio a 6 anos de prisão por tumulto generalizado no Recreio
Publicado em Tue Aug 19 16:28:54 GMT 2025 - Atualizado em Tue Aug 19 16:28:49 GMT 2025

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Promotoria de Justiça junto à 41ª Vara Criminal da Capital, obteve a condenação de um torcedor do time uruguaio Peñarol que participou da confusão generalizada na orla da Praia do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, em 23 de outubro do ano passado. O uruguaio Ezequiel Rodrigues foi sentenciado a seis anos de prisão pelos crimes de associação criminosa armada, incêndio e corrupção de menores.

A denúncia narra  que Ezequiel e outros integrantes de uma torcida organizada do clube Peñarol estavam em um quiosque quando iniciaram uma discussão com funcionários do estabelecimento. A partir daí, passaram a depredar o quiosque, roubaram valores do caixa e iniciaram um tumulto generalizado, entrando em confronto físico com pedestres que estavam nas proximidades. O MPRJ relatou que os crimes continuaram, chegando ao ponto de o denunciado e outros torcedores incendiarem veículos estacionados. Além disso, segundo a denúncia, os envolvidos praticaram atos de racismo contra um homem.

A denúncia ressalta que o incidente provocou caos na região, com fechamento de vias públicas e intensa mobilização de policiais para conter os envolvidos. O tumulto ganhou tamanha dimensão que passou a ser transmitido ao vivo por emissoras de televisão. As imagens, segundo o MPRJ, não deixam dúvidas quanto à intenção criminosa do réu.

Na sentença, o Juízo da 41ª Vara Criminal ressaltou que o MPRJ apresentou hígidas provas de que o denunciado praticou os crimes de associação criminosa, incêndio e corrupção de menores. Absolveu Ezequiel, entretanto, dos crimes de roubo, dano qualificado, grave ameaça, injúria racial e rixa. A promotoria já apresentou recurso em que pede a condenação em todas as imputações.

Outros torcedores denunciados ainda aguardam julgamento.

Por MPRJ

mprj
prisão
torcedor
recreio
confusão
peñarol
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

NoticiasRelacionadas

Compartilhar

Compartilhar