NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
Centro de Memória do MPRJ recebe visita de turma de estudantes de Ricardo de Albuquerque 
Publicado em Wed Sep 24 11:29:12 GMT 2025 - Atualizado em Wed Sep 24 11:27:00 GMT 2025

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro recebeu, nesta terça-feira (23/09), um grupo de estudantes da rede pública, por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ). A visita guiada contou com a presença dos estudantes do 9º ano do Ginásio Educacional Tecnológico Alexandre Farah, localizado em Ricardo de Albuquerque, na zona Norte do Rio, que visitaram as exposições Congressos e Encontros: em Construção da Cidadania e O MP e o Novo Estado: os 50 anos da fusão.   

A recepção foi conduzida pela estagiária de História Samara Tarouquela, que iniciou a atividade explicando o funcionamento do Centro de Memória e o papel do MP. Para tornar a experiência mais concreta, foram utilizados exemplos do cotidiano a fim de demonstrar como a instituição se faz presente na vida da população. A iniciativa tem o propósito de aproximar os jovens do Ministério Público, demonstrando como a instituição atua na defesa dos direitos individuais e coletivos, e explicando de que forma pode ser acionada pela sociedade.  

A partir da exploração do espaço, que conta com imagens, objetos e documentos históricos, os estudantes tiveram a oportunidade de entender a atuação Ministério Público e o papel dos três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), reforçando o caráter educativo da iniciativa.  

Além disso, a visita incluiu uma atividade prática conduzida pelo arquivista, Kevyn Gonçalves, e pela estagiária de arquivologia, Lucimara de Paulo. Nessa parte, quatro estudantes participaram de uma simulação do processo de doação, limpeza e preservação de documentos, similar ao que é feito na Reserva Técnica do memorial.   

Representantes do Ginásio Alexandre Farah, que compõe a rede municipal do Rio, o professor de Ciências, Leandro Chevalier, e a estagiária de Matemática, Luiza Nunes, destacaram a importância para os alunos de vivenciar essa experiência e conhecer a instituição: “É muito importante para os alunos aprenderem um pouco mais sobre as nossas instituições, como o Ministério Público, sua função e importância. Às vezes, os alunos escutam falar na TV ou por alto em alguma reportagem, mas não têm noção exatamente sobre o que é. Foi uma ótima experiência, acho que eles gostaram bastante”, comentou o professor.     

A visita guiada reforça o caráter educativo do Centro de Memória/MPRJ, que busca aproximar a sociedade da atuação do MPRJ e incentivar o exercício da cidadania desde cedo. O agendamento de visitas escolares é feito através do e-mail do Centro de Memória: memoria@mprj.mp.br.  

Por MPRJ

mprj
institucional
cdm
visita
centro de memória
exposições
ricardo de albuquerque
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar