Notícia
Notícia
Como parte do levantamento de dados que irá subsidiar a manifestação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) no âmbito da ADPF 635, o Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (GAESP/MPRJ), realizou nesta terça-feira (23/09), junto com o Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ), visita técnica ao Núcleo de Saúde Mental da Polícia Civil (Nusmepol), instalado na Policlínica da corporação.
O Nusmepol foi criado para oferecer suporte psicológico e psiquiátrico aos servidores da Polícia Civil e funciona com atendimentos ambulatoriais e psicoterápicos diários. A visita contou com as presenças de uma psicóloga e uma assistente social do Grupo de GATE/MPRJ, que apoiam o GAESP/MPRJ no levantamento de dados e dos diagnósticos da temática da saúde mental das forças policiais.
"São médicas e psicólogas da Secretaria de Saúde sem aquela roupagem de policial que afasta o usuário pelo medo de expor suas angústias para um profissional da mesma estrutura hierárquica. O serviço alcança mais de 10% dos policiais da ativa em um atendimento prioritário", destacou a promotora de Justiça Renata Cossatis.
O espaço, mantido pela Secretaria de Estado de Saúde, conta com psicólogos e psiquiatras do Sistema Único de Saúde (SUS), que atendem exclusivamente policiais civis. Os integrantes do MPRJ conheceram as instalações e dialogaram com os profissionais de saúde responsáveis pelo serviço durante a visita.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)