Notícia
Notícia
Integrante do Grupo de Atuação Especial em Meio Ambiente do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAEMA/MPRJ), promotor de Justiça Tiago Veras, participou na segunda-feira (29/09) do painel “O Papel do Terceiro Setor no Enfrentamento da Emergência Climática”, realizado no primeiro dia do IV Seminário de Responsabilidade Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Durante sua participação, o promotor destacou a importância da mobilização de instituições, empresários e da sociedade civil no enfrentamento das mudanças climáticas.
“A estabilidade climática, obtida por meio de medidas de mitigação e adaptação às mudanças do clima, é imprescindível para a efetivação de diversos direitos fundamentais, como o meio ambiente ecologicamente equilibrado, a moradia, a segurança alimentar, bem como para a proteção da vida e da integridade física das pessoas, sobretudo diante dos desastres socioambientais, que ocorrem com intensidade e frequência cada vez maiores”, afirmou o promotor de Justiça. “O terceiro setor pode contribuir nesse debate exercendo uma função pedagógica, ao promover a educação ambiental e combater o negacionismo climático, por meio da divulgação de informações claras e baseadas em evidências científicas”, complementou.
O IV Seminário foi promovido pelo Fórum de Responsabilidade Social da FGV Conhecimento. Ao longo de dois dias, especialistas discutiram como o terceiro setor desempenha papel fundamental na formulação de políticas públicas que promovam a sustentabilidade, seja por meio da execução direta ou do apoio a projetos capazes de mitigar os impactos da crise climática.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)