NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
PGJ recebe cônsul da Itália para fortalecer cooperação no combate ao crime organizado internacional
Publicado em Tue Oct 21 20:13:53 GMT 2025 - Atualizado em Tue Oct 21 20:13:59 GMT 2025

O procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Antonio José Campos Moreira, recebeu o cônsul-geral da Itália no Rio de Janeiro, Massimiliano Iacchini, nesta terça-feira (21/10), na sede da instituição. O encontro teve como objetivo ampliar a cooperação entre o Ministério Público estadual (MPRJ) e o Consulado da Itália nas áreas de combate ao crime organizado, à lavagem de dinheiro e às organizações criminosas transnacionais. Durante a reunião, foram discutidas possibilidades de intercâmbio de informações, compartilhamento de boas práticas investigativas e parcerias em ações de capacitação de membros e servidores.

O procurador-geral de Justiça destacou a importância da aproximação com as autoridades italianas diante da expansão das facções criminosas brasileiras para outros países. “A experiência italiana no enfrentamento à máfia é referência mundial e pode contribuir muito para o fortalecimento das nossas instituições. As organizações criminosas brasileiras, como o Comando Vermelho e o PCC, vêm se internacionalizando, e já há indícios de presença em países europeus. Por isso, é fundamental aprofundarmos a cooperação com as autoridades italianas, compartilhando informações e estratégias de investigação”, afirmou Antonio José Campos Moreira.

O cônsul-geral da Itália ressaltou os laços históricos entre os sistemas de Justiça dos dois países e reafirmou o interesse em estreitar a cooperação técnica e operacional. “A relação entre a Justiça brasileira e a italiana é histórica e muito forte. Ambos os países enfrentam desafios com o crime organizado, que hoje assume dimensões cada vez mais globais. Na Itália, a luta contra a máfia começou no fim dos anos 1980 e resultou em uma estrutura sólida de enfrentamento, com a Direção Investigativa Antimáfia e a Direção Nacional Antimáfia, que reúnem o Ministério Público, o Judiciário e as forças policiais. Estamos aqui no Rio de Janeiro para fortalecer esses laços operacionais e contribuir para a troca de experiências entre nossos países, em um esforço conjunto pela segurança e pela proteção das nossas sociedades”, afirmou Massimiliano Iacchini.

Participaram também do encontro o chefe de Gabinete, Guilherme Schueler; a assessora da Chefia de Gabinete, Carina Senna; e o assessor executivo, Rodrigo Molinaro.

Por MPRJ

mprj
pgj
cônsul da itália
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

NoticiasRelacionadas

Compartilhar

Compartilhar