NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ recebe última turma de estudantes de 2025 e inclui o Memorial 'Vidas Marcadas' no roteiro de visitas do Centro de Memória
Publicado em Wed Nov 26 17:06:35 GMT 2025 - Atualizado em Wed Nov 26 17:10:36 GMT 2025

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), recebeu, na terça-feira (25/11), alunos do Colégio Estadual Vereador Percy Batista Crispin, de Nova Iguaçu, para a última visita guiada do ano à sua sede. Ao decorrer de 2025 489 visitantes, entre público interno e externo, participaram do projeto.

A primeira parte do encontro foi conduzida pela procuradora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Atendimento às Vítimas (NAV/MPRJ), Patrícia Carvão. Os alunos foram apresentados ao Memorial “Vidas Marcadas”, e puderam conhecer o espaço construído com a finalidade de reafirmar o compromisso da instituição e homenagear a memória de vítimas de crimes, diretas e indiretas, no estado do Rio de Janeiro. “É uma oportunidade única para que os alunos possam conhecer o trabalho do Ministério Público e como eles podem se comunicar com a instituição. Esses encontros nos aproximam da sociedade e reafirmam o nosso propósito institucional”, destacou a procuradora de Justiça.

Em seguida, os alunos foram direcionados às exposições “Congressos e Encontros: em Construção da Cidadania” e “O MP e o Novo Estado: os 50 anos da Fusão”, do Centro de Memória. A recepção foi conduzida pelas estagiárias de História e Biblioteconomia, Anne Marrie e Evellyn Dayana, respectivamente, que apresentaram a equipe, as atividades do memorial e o papel institucional do MP. Para tornar a experiência mais concreta, utilizaram exemplos do cotidiano, explicando, por exemplo, que o número 127 pode ser acionado gratuitamente para solicitar atendimento ou realizar denúncias à equipe da Ouvidoria.

Ao percorrer o espaço da exposição, que conta com imagens, objetos e documentos históricos, os estudantes tiveram a oportunidade de entender um pouco mais sobre a atuação do Ministério Público e o papel dos três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário). A visita também incluiu uma atividade prática conduzida pelas estagiárias de Arquivologia, Lucimara de Paulo, e Evellyn Dayana. Nessa etapa, quatro alunos participaram de uma simulação do processo de doação, limpeza e preservação de documentos, similar ao que é realizado na Reserva Técnica do Memorial.

“É muito importante que os alunos tenham a oportunidade de conhecer como funciona a estrutura pública e o Ministério Público. Hoje, os estudantes tiveram contato com diversas áreas, o que oferece oportunidades de inspiração e orientação profissional. É uma chance de complementar o ensino que oferecemos em sala de aula”, destacou o professor de Sociologia, Alexandre, responsável pelo passeio.

O Centro de Memória está recebendo inscrições de escolas interessadas em participar de seus projetos de visita guiada para o ano de 2026. As manifestações de interesse podem ser enviadas para o e-mail: memoria@mprj.mp.br.

Por MPRJ

mprj
institucional
cdm
centro de memória
caminhos da cidadania
visita guiada
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar